O novo modelo da Série B, que contará com play-offs de classificação para a Série A, foi proposto pelo Vila Nova e pelo CRB. Os coautores apresentaram a ideia no conselho técnico realizado nesta quarta-feira (5), na CBF, e teve ampla maioria a favor. Foram 17 votos favoráveis ao novo formato, contra apenas três negativos.
Mais do Goianão:
Confira a tabela do Campeonato Goiano 2026
Apenas Sport, Fortaleza e Náutico foram contra a ideia do novo projeto. Os outros clubes goianos no torneio, Goiás e Atlético Goianiense, aprovaram a medida sem questionamento. O novo formato passa a valer nesta edição de 2026 e seguirá em diante nas novas temporadas.
Como ficou?
Agora somente os dois primeiros colocados, o campeão e o vice, garantem de forma direta o acesso. Do terceiro colocado ao sexto, haverá duas partidas de ida e volta, com o vencedor dos duelos, conquistando o acesso.
O terceiro e o quarto colocado decidem o segundo jogo em casa. Não há vantagem de gols fora ou resultados iguais. Ocorrendo a igualdade no placar, haverá a disputa de pênaltis.
Votos dos clubes:
Votou favorável a mudança do formato: América-MG, Athletic-MG, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Ceará, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Juventude, Novorizontino, Londrina, Operário-PR, Ponte Preta, São Bernardo e Vila Nova
Votou contra a mudança de formato: Fortaleza, Náutico e Sport Recife
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.

