A Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego) conquistou, na sexta-feira (03), um importante título no voleibol sentado. No caso, os goianos venceram a Série Prata do Campeonato Brasileiro masculino da modalidade, e retornarão à elite em 2026. Na grande final, a equipe venceu o Centro de Iniciação Esportiva e Paralímpica (CIEP), de Sergipe, por 3×0.
Mais do paradesporto goiano:
Goianos conquistam títulos na Copa Brasil de Paraciclismo;
Vila Nova permanece na Série A do Brasileiro de Futebol de Cegos
No ginásio do Instituto Federal de Sergipe, em Aracaju, a Adfego estreou vencendo a Asdepa-PA por 3×1. Depois, ainda na fase de grupos, os goianos ainda bateram a AVPL-PR e a Adesul-CE, ambas pelo placar de 3×0.
Já no mata-mata, o time triunfou, em sequência, contra Adefsmic-AL (quartas de finais), Asdepa novamente (semifinais), e por fim, CIEP. O detalhe é que, nessas partidas, todas as vitórias foram por 3×0. Ou seja, na campanha, os goianos venceram 18 sets e perderam apenas um.
“É um sentimento maravilhoso poder retornar à Série A, e ainda ter êxito nessa reformulação do projeto da Adfego, o que é algo grandioso. Sabemos o quanto é duro o trabalho com o esporte, principalmente o de alto rendimento para pessoas com deficiência. Poder retornar no ano subsequente ao rebaixamento é muito importante para a continuidade do trabalho. Essa vitória e a conquista do título é mais uma demonstração de força e brilho do paradesporto goiano, e também da nossa equipe. Agora, espero que possamos, cada dia mais, alçar voos maiores”, destaca Luiz Henrique, treinador da Adfego na competição nacional.
Confira a tabela detalhada da Série Prata do Brasileiro de Vôlei Sentado 2025;