O Goiás encara o Paysandu neste sábado (20), às 16h, na Serrinha. O duelo será o 28° entre os clubes em toda a história do confronto. No retrospecto, o Verdão leva a melhor sobre o adversário paraense.
São 12 vitórias, 11 empates e apenas quatro vitórias do Paysandu. Além do mais, o Verdão, como mandante, não sabe o que é perder para o time paraense há mais de 53 anos. A última e única vitória do Paysandu atuando em Goiânia, foi no Brasileiro de 1973, 1×0.
Mais do Verdão:
Goiás irá homenagear torcedores surdos no jogo contra o Paysandu;
Mancini avalia Paysandu e diz que Goiás precisa voltar a vencer
Após sete rodadas, Goiás lidera a Copa Goiás Sub-13; confira os resultados
Os duelos são válidos pela Série B, Copa do Brasil, Copa Verde e a Série A do Brasileirão. Na totalidade dos jogos, o Verdão balançou as redes em 40 vezes, já o Lobo marcou em 29 oportunidades. Para coroar o bom retrospecto, a última vitória do Paysandu sobre o Verdão ocorreu em 2005, já são mais de 20 anos.
As maiores goleadas dos confrontos são todas esmeraldinas. Em 2005, na Série A, o Verdão por 4×1, no Serra Dourada, partida válida pela 27° rodada do torneio. E em 1999, na Série B, em Belém, onde o Goiás venceu por 3×0. A vitória mais expressiva do Lobo da Amazônia foi em 2004. Na 37° rodada da elite brasileira da temporada, o Paysandu venceu no Mangueirão por 4×2.
Os dois times decidiram decidiram duas Copa Verde nos últimos anos. Em 2023, o Goiás foi o campeão, após vencer na ida por 2×0 e em casa por 2×1. Festa do título inédito na Serrinha. No atual ano, o Paysandu calou o Serra Dourada com mais de 40 mil pessoas e levantou taça. 0x0 na ida no Mangueirão, 1×1 no Serra na volta e vitória por 5×4 nas penalidades.
Na atual Série B, o Goiás tenta voltar à liderança da competição, é o segundo colocado com 45 pontos. Para isso, precisa vencer o duelo e torcer para que o Coritiba não vença o América-MG, na Arena Indepêndencia. O Paysandu é o lanterna do torneio com apenas 22 pontos, estando a sete para tentar sair da zona.
Confira todos os jogos do confronto: