A 2ª etapa do Toanam (Torneio Anapolino de Artes Marciais) promete marcar mais um novo capítulo para os esportes de combate em Anápolis. Neste domingo (13), o Centro Poliesportivo Gracinda Maria recebe o evento com uma grande novidade: pela primeira vez, além do tatame, haverá ringue montado para as lutas de boxe e kickboxing.
Para esta edição, o evento recebe a chancela da Federação de Boxe do Estado de Goiás (Febeg), que vai promover a primeira competição nestes moldes, sob a gestão de Nilton Freitas, fora da capital.
Mais das lutas em Goiás:
Veja todos os campeões da 4ª etapa do Goiano de Judô!
Associação Impacto promove “aulão” com atividades voltadas à iniciação esportiva
“Quando nós descentralizamos o esporte de Goiânia, nós alcançamos mais atletas e elevamos o nível em geral. Criamos maior competitividade entre academias, treinadores e atletas”, afirma Alexandre Teza, diretor da Febeg.
Teza acredita que campeonatos como o Toanam ampliam o alcance da modalidade e também da representativa em solo goiano. “Muitas pessoas nem fazem ideia que a federação existe. Quando passam a conhecer, descobrem os benefícios do nosso trabalho de capacitação e estrutura técnica”.
Além disso, o professor destaca que a parceria junto ao Toanam aproxima a Febeg do objetivo principal: “Nossa função maior é o fomento do esporte. Nosso objetivo maior é levar um atleta um dia para a seleção brasileira, para uma seleção olímpica”.
Expectativa para o público
Sobre a experiência do público, o representante é enfático ao elogiar o aspecto visual da modalidade: “O público pode esperar muito entretenimento, porque o boxe é um esporte ativo, de constante movimentação e troca de golpes”.
Em complemento, Alexandre Teza ainda fez questão de frisar que, dentro do universo dos esportes de combate, o boxe é o que movimenta as principais cifras. Portanto, um sinal bem claro de que a modalidade tem tudo para abrilhantar ainda mais o Torneio Anapolino de Artes Marciais dentro do ringue.