Carlos Alberto Gomes, natural de Anápolis, subiu ao pódio na etapa de Ostend, na Bélgica, da Copa do Mundo de Paraciclismo. Ele garantiu a medalha de bronze na prova de estrada da categoria C1 masculina, após uma disputa acirrada que terminou com sprint entre os líderes.
“Foram duas competições. No contrarrelógio, saí com o oitavo lugar, foi uma prova bem dura ali na beira da praia, com bastante vento. E a prova que eu consegui ter um êxito melhor foi a prova de estrada, que é mais minha especialidade”, contou ao Esporte Goiano.
Mais do ciclismo
Copa do Mundo de Mountain Bike: Raiza Goulão lidera brasileiras na modalidade olímpica
Carlos completou a corrida de estrada, cerca de 70 km, em 1h58min49s. O percurso em voltas e o pelotão compacto tornaram a disputa intensa. Na frente do anapolino, ficaram apenas o francês Thomas Tarou e o polonês Zbigniew Maciejewski, respectivamente, campeão e vice na prova da Copa do Mundo de Paraciclismo.
“Foi uma prova rápida, mas ao mesmo tempo dinâmica. Consegui sustentar bem e viemos para um sprint ali numa chegada com o vento a favor. Saí com o terceiro lugar, para mim foi muito gratificante e muito importante.”
A medalha tem peso simbólico para o atleta, que vinha batendo na trave em competições internacionais. “Estava precisando sentir de novo essa emoção, essa sensação de estar no pódio. Graças a Deus e a todo o trabalho executado, deu certo.”
Agora, ele segue para a Itália, onde disputa a última etapa da Copa do Mundo, já de olho em novos pódios. Com passagens pelos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e convocado para Paris 2024, Carlos vai se preparando para a edição de 2028.