O atacante Fernandão, de 37 anos, ex-Goiás e Vila Nova, anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol profissional. Através do próprio Instagram, o jogador comunicou ao público a decisão de pendurar as chuteiras. No futebol goiano, ele defendeu o esmeraldino em 2020, e o colorado (seu último clube) em 2024.
Mais do Verdão e do Tigrão:
Mancini avalia vitória contra o Brusque e explica porque Galhardo foi o capitão do Goiás
Vila Nova inicia venda de ingressos para jogo decisivo contra o América-MG
Durante a carreira, Fernandão defendeu clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Flamengo, Palmeiras, Athlético-PR e Bahia. Além disso, o experiente atacante também atuou no exterior, pois defendeu o Bursaspor, o Fenerbahçe (ambos da Turquia) e o Al-Wehda, da Arábia Saudita.
Já na Séria A de 2020, Fernandão chegou ao Goiás, mas apesar de ser o artilheiro do time no campeonato, não conseguiu evitar o rebaixamento. Em 24 jogos, ele marcou 10 gols. A princípio, o Verdão tinha interesse em renovar com o centroavante, mas uma punição de dopping, que o afastou dos gramados por três anos, fez com que a ideia fosse descartada.
No início da temporada atual (2024), Fernandão chegou ao Vila Nova para jogar no Goianão, na Copa Verde e na Série B. Todavia, depois de uma sequência de más atuações pelo Tigrão, ele foi afastado e, posteriormente, rescindiu o contrato. O último jogo dele pelo colorado foi na derrota de 6×0 para o Paysandu, na ida da final da Copa Verde.
Após sair do time goiano, o jogador chegou a negociar com a Chapecoense para disputar a Série B. Contudo, o acordo não foi concretizado. Agora aposentado, Fernandão obteve um total de 462 jogos disputados, 181 gols feitos e seis assistências concedidas durante toda a carreira profissional.