No dia 28 de agosto, começam as Paralimpíadas de Paris 2024, e entre os mais de 200 atletas brasileiros convocados para a competição, estão seis goianos.
Mais do outros esportes
Três clubes goianos participam do Brasileiro sub-23 de Atletismo, em São Paulo
Entre os representantes de Goiás estão três medalhistas paralímpicos, as atletas do vôlei sentado: Adria Jesus e Nurya de Almeida, e Rodrigo Parreira da Silva, do atletismo. Além deles, Raysson Ferreira, tambem do vôlei sentado, Jane Karla, do tiro com arco, e o ciclista Carlos Alberto Gomes estarão na França em busca de um sonho.
Principais conquistas
Nurya de Almeida – Vôlei sentado
Natural de Cromínia-GO atua pela Associação Paralímpica do Estado de Goiás (ASPAEGO), e tem em seu currículo duas medalhas paralímpicas. Ela foi bronze em Tóquio 2020 e também no Rio em 2016. Pela seleção, Nurya foi medalhista de prata nos jogos Parapan-Americanos em 2015 e 2019, além de ser campeã mundial em 2022.
Adria Jesus – Vôlei sentado
Nascida na capitel goiana e também atleta da ASPAEGO, Adrya foi parceira de equipe de Nurya em parte dos títulos conquistados. Ela também foi medalhista de Bronze em 2020 e 2016, além de campeã mundial em 2023.
Raysson Ferreira – Vôlei sentado
Raysson disputará sua primeira edição de Paralimpíadas na carreira. Natural de Goiânia-GO e atleta do vôlei sentado da ASPAEGO, ele foi campeão ParaPan-Americano em 2023 vestindo as cores do Brasil.
Rodrigo Parreira da Silva – Atletismo
Rodrigo é atleta do Praia Clube, de Uberlândia-MG, mas nasceu em Rio Verde-GO. Ele conquistou ao longo da carreira várias medalhas, entre as mais importantes, a prata nos 100m rasos e o bronze no salto em distância no Rio em 2016. O atleta subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 no salto em distância, e no mesmo ano, levou o prata nos 100m rasos. Além destas medalhas a nível mundial, Rodrigo foi prata no salto em distância no Parapan-Americano de 2023.
Jane Karla Gogel-Tiro com arco
A goianiense experiente, de 50 anos, tem pela frente sua 5° edição das Paralimpíadas. Em 2023, ela venceu o Chicado Para Arquery e escalou para o topo do ranking mundial, como a melhor arqueira paralímpica do mundo. Ela foi ouro no composto individual e nas duplas e bronze no Pan-Americano de tiro com arco em 2022. Além de ter conquistado o ouro no Parapan em 2015.
Carlos Alberto Gomes-Ciclismo
Natural de Goiânia-GO, Carlos é atleta do Indaiatuba Cycle Team (ICT). Ele foi bronze na prova de resistência na etapa da Itália e da Bélgica na Copa do Mundo de paraciclismo em 2023.