Nem mesmo uma fratura na costela foi capaz de parar a goiana Raiza Goulão em Congonhas-MG, sede do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2024. Ela foi campeã da categoria Elite, logo depois da participação nos Jogos Olímpicos de Paris.
A atleta de Pirenópolis concluiu as quatro voltas em 1:07:48, com ampla vantagem para Karen Olímpio, de Santa Catarina, com 1:09:06. O pódio ficou completo com Hercília Najara, de Minas Gerais, 1:10:44.
Mais do ciclismo
Atleta já mira ciclo para LA 2028
A goiana afirmou que, na base da racionalidade, não deveria ter competido. Ela relatou dores agudas na costela, pela queda sofrida nos Jogos Olímpicos. A atleta passou mal e teve crise de vômitos após prova na última sexta-feira (2), no XCC.
“Durante a prova, precisei reduzir muito a velocidade nos obstáculos mais técnicos, pois cada impacto, cada movimento mais brusco resultava em um choque no meu corpo. Mas eu precisava largar. Precisava estar ali e tentar. Minhas pernas estavam inteiras e vestir as cores do Brasil sempre foi motivo de grande orgulho pra mim”, destacou.
O ouro de Raiza não foi o único do estado em território mineiro. Matheus Ribeiro venceu a prova de XCO Infanto-Juvenil masculino e Hani Rodrigues no feminino. No Master A1 feminino, Lorena Carolina foi campeã. Goiás ainda conquistou pratas com João Miguel Borges no XCO Infanto-Juvenil, Maria do Carmo Castro, no Master A2 e Cássia de Oliveira, no Master B1.