Na quarta-feira (17), o Juventude anunciou a contratação do técnico Jair Ventura, de 45 anos, para comandar a equipe no decorrer da temporada atual. No futebol goiano, o treinador esteve a frente do Goiás, em 2022, e do Atlético-GO (que era seu último clube, até então), entre 2023 e 2024.
Mais do Dragão e do Verdão:
Atlético-GO perde para o Vasco, aumenta jejum e segue sem vencer em casa
Em outra noite ruim, Goiás joga mal, perde para o Operário e se distancia do G4
Jair Ventura começou a carreira profissional no CSA-AL, na função de auxiliar técnico. Depois, passou por Botafogo, Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense e no próprio Juventude, até chegar ao Goiás em abril de 2022. No esmeraldino, ele teve 40 partidas a frente do time, e conquistou 12 vitórias, 13 empates e 15 derrotas.
Na época, o técnico foi eliminado da Copa do Brasil pelo próprio Atlético-GO, mas conseguiu evitar o rebaixamento do Verdão na Série A (ficou na 14ª posição). Em julho do ano seguinte, Jair Ventura assinou com o Dragão, e comandou o clube no returno da Série B. Ao final do torneio, com 19 partidas feitas, 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, ele garantiu o acesso do rubro-negro à Série A, em 4º lugar.
Além disso, na temporada atual, o treinador foi campeão goiano com o Atlético-GO e levou o time para as oitavas de finais da Copa do Brasil. Todavia, não conseguiu evitar uma campanha ruim da equipe na 1ª divisão, e foi demitido. No total, o comandante fez 50 partidas e somou 31 vitórias, sete empates e 12 derrotas.
Agora, ele retorna ao Juventude para a sequência da temporada. No momento, o Jaconero está na 12ª colocação da tabela, com 20 pontos. A estreia de Jair Ventura no comando dos gaúchos deve ser no domingo (21), contra o São Paulo, pela 18ª rodada da Série A. A bola rola às 18h30min, no Mané Garrincha, em Brasília.