Com a queda do Vila Nova na final da Copa Verde, eventuais novas vagas para o estado de Goiás na Copa do Brasil dependem agora unicamente de alguma conquista goiana a nível nacional ou a classificação do Atlético-GO à Copa Libertadores de 2025 no Brasileirão.
O time colorado, ao lado do Dragão e da Aparecidense, são os classificados via estadual para o torneio no ano que vem. Se o Tigre tivesse batido o Paysandu na decisão, avançaria diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil em 2025, o que abriria uma vaga para o Goiânia, que terminou em quarto lugar no Goianão.
Mais do futebol goiano
Vila Nova chega ao sexto vice seguido
O Galo Carijó ainda tem chances de disputar a Copa do Brasil no ano que vem, desde que o Atlético-GO leve o título da Série A ou da própria Copa do Brasil ou se classifique para a Libertadores via Brasileirão. Outro cenário seria de que o Vila Nova fosse campeão da Série B, também se garantindo na terceira fase e abrindo outra para o estado na primeira fase.
Quem também luta por esta quarta vaga é o Goiás. O Verdão tem dois cenários hipotéticos. O mais fácil, evidentemente, é o título da Segundona. A outra hipótese envolve duas variáveis: que arquirrival Vila seja campeão da Série B e o Dragão garanta vaga na Libertadores, seja pelo Brasileirão ou com conquista da Copa do Brasil.
Há ainda um cenário em que o estado poderia ter as duas vagas extras na copa nacional no ano que vem. Para isso, o Verdão teria de ser campeão da Série B e o Atlético-GO conseguir vaga inédita na Libertadores.
Neste ano, o Vila Nova ficou fora da Copa do Brasil pela eliminação nas quartas do Goianão de 2023. O estado teve quatro representantes, uma vez que o Goiás foi campeão da Copa Verde e abriu vaga para o Anápolis.