Dangela Guimarães e Valéria Rodrigues vão fechar o ano de 2023 no top 5 de atletas das Américas no taekwondo na categoria feminina até 46 kg. As duas figuram também como as melhores do país nesta faixa de peso.
O ranking foi atualizado na segunda-feira (18) pela World Taekwondo, federação internacional da modalidade. Nas Américas, a Pan American Taekwondo Union (Patu) faz a divulgação. Guimarães é a 11ª melhor do mundo na categoria e primeira das Américas. Já Rodrigues é 24ª no ranking mundial e quinta no continente.
Mais do taekwondo
Goiás leva título da Copa Brasil Embaixador da Coreia
Para chegar ao 11º lugar do mundo, Dangela Guimarães somou 106.42 pontos. Ela ganhou duas posições em relação à atualização anterior, deixando para trás a canadense Angelique Orozco e a francesa Dalya Rehani. Valéria Rodrigues se manteve em 24º, com 76.07 pontos.
A liderança do ranking mundial na categoria feminina até 46 kg é da croata Lena Stojkovic, com 319.14 pontos. O top 5 do mundo tem ainda a sul-coreana Mi-Reu Kang, Rita Bakisheva, do Cazaquistão, Michelle Tau, de Lesotho, e Rivka Bayech, de Israel.
No top 5 das Américas, depois de Guimarães, estão Angelique Orozco (Canadá), Laura Sancho (Costa Rica) e Andrea Ramirez (Colômbia), todas à frente de Rodrigues.
A categoria até 46 kg não é olímpica. Ela se junta com a até 49 kg e, neste ranking – que vale classificação para Paris – Dangela Guimarães aparece em 47º. À frente dela entre as brasileiras está Camila Bezerra, em 36º, com 14 pontos de vantagem.