Anápolis sedia no domingo (10), às 16h, no ginásio Gracinda Maria, no Bairro Antônio Fernandes, o segundo jogo da final do Campeonato Goiano de Basquete. A anfitriã ABA, que representa a cidade, recebe o Mozarlândia.
Na partida de ida, no Norte do estado, os anapolinos perderam por 96 a 60. A série é melhor de três, portanto, se Mozarlândia vencer levará o título do estadual de 2023 de forma antecipada.
Mais do basquete
ABA quer jogar o Brasileiro
Por outro lado, em caso de triunfo da ABA, o time de Anápolis força o terceiro duelo, que vai ocorrer novamente em Mozarlândia, em data a ser definida pela Federação Goiana de Basquete (FGB).
Neste ano, somente duas equipes participam do estadual. O Vultures, também de Anápolis e atual campeão, desistiu por dificuldades financeiras. Uma vez que o torneio é considerado pouco atrativo, muitos patrocinadores se distanciaram.
A ABA é formada, em sua maioria, por jovens desenvolvidos nas categorias de base pelo técnico Moisés da Silva. A associação, tradicional e vitoriosa no basquete goiano, nasceu de um projeto social e hoje mantém escolinha na cidade.
Por outro lado, Mozarlândia, embora seja uma das equipes mais fortes na base, tem vários atletas de renome em Goiás na composição do adulto. Entre eles estão, por exemplo, Julius Jales e Felipe Augusto, que já jogaram o Campeonato Brasileiro pelo Vila Nova/AEGB.