O Goiás viu nesta quinta-feira (30) se concretizar o pesadelo do rebaixamento mais uma vez. Se lá em 2010, quando o clube caiu para a Série B pela primeira vez nos pontos corridos, o golpe foi duro, agora a equipe já parece mais ‘habituada’ a ele.
Depois de passar mais de uma década na elite do futebol brasileiro nos anos 2000, o Verdão perdeu a estabilidade na Série A e já acumula seu quarto rebaixamento em 13 anos.
Mais do Verdão
Veja como foi o confronto no Sul
O primeiro rebaixamento veio em 2010, com 33 pontos apenas conquistados. Foram dois anos na Série B até o retorno em 2012. Depois, os esmeraldinos passaram três temporadas na elite e tornaram a amargar a queda, em 2015, numa campanha de 38 pontos naquele ano.
A estadia na segunda divisão foi ainda maior desta vez, com três anos. Após campanhas ruins em 2016 e 2017, o Goiás voltou em 2018 à Série A. Novamente, a permanência na primeira divisão foi curta – de apenas dois anos – pois o rebaixamento bateria à porta em 2020, depois de o clube somar 37 pontos e cair junto com Botafogo, Coritiba e Vasco.
Desta vez, o Verdão bateu e voltou da Série B. Foi necessária apenas uma temporada para o retorno, mas, novamente, não durou muito tempo na elite. Duas temporadas depois, a torcida amarga nova queda.
Em 2024, o Goiás irá para a sua 11ª participação na Série B, das quais sete foram no período em que passou a ser uma espécie de ‘iô-iô’ entre as duas divisões nacionais. De 2010 para cá, foram oito anos na elite e agora sete na Segundona.