O Atlético-GO chegou à metade da Série B numa condição bem diferente daquela que se esperava no início do torneio. Apontado como um dos favoritos ao acesso, o Dragão fez apenas 47% dos pontos e está em 11º, mas ainda pode cair uma posição, caso o CRB vença o duelo atrasado que tem com o Avaí.
Os 27 pontos somados em 19 partidas colocam o time rubro-negro a oito de distância do G-4, principal objetivo do clube em 2023. Por isso, se ainda quiser buscar a Série A, a caminhada precisará ser muito mais vitoriosa no returno.
Mais do Dragão
Jair Ventura é o novo técnico
O rebaixamento está distante e não parece um temor palpável neste momento, sobretudo pelo baixíssimo aproveitamento do Z-4 em 2023. O meio da tabela está totalmente embolado e a oscilação das equipes pode facilitar uma arrancada, se o time se acertar.
A aposta agora é em Jair Ventura, que comandou o Goiás no ano passado e manteve o Verdão com tranquilidade na Série A. Depois de Eduardo Souza, Mozart Santos e Alberto Valentim, o Atlético-GO ainda espera que a mudança no comando técnico surta efeito e propicie uma arrancada.
Em 2022, Vasco e Bahia subiram com 62 pontos. Para chegar nessa pontuação, o Dragão precisaria somar 35 pontos no returno, ou seja 61% de aproveitamento. Contudo, é provável – pelo desempenho dos times de cima até aqui – que esse sarrafo esteja mais alto neste ano e exija, para os rubro-negros, conquistar cerca de 70% dos pontos para subir.