O duelo desta quarta-feira (17) contra o Paysandu abre para o Goiás a possibilidade de encerrar um jejum de títulos que já dura cinco anos. O Verdão encara seu maior período sem taças desde o fim dos anos 70.
Na ocasião, o clube também ficou cinco anos sem conquistas. Depois do título do Goianão de 76, os esmeraldinos só voltaram a vencer um torneio, também estadual, em 1981. Nesse período, porém, o clube alviverde chegou a levar para casa, em 77, a extinta Copa Leonino Caiado, organizada pela FGF.
Mais do Verdão
Veja tudo sobre a partida do Mangueirão
A Copa Verde também é uma das últimas oportunidades de um título na gestão de Paulo Rogério Pinheiro. Além disso, o goleiro Tadeu, hoje maior ídolo do clube, jamais levantou um troféu pelo Goiás.
A taça da competição regional ainda seria inédita não só para o Verdão, mas também para o futebol goiano. O estado já chegou à final duas vezes, ambas com o Vila Nova, mas nunca triunfou.
De quebra, uma eventual conquista ainda ampliaria para quatro o número de goianos na Copa do Brasil de 2024, uma vez que o Goiás entraria direto na terceira fase e passaria uma vaga para o Anápolis.
Depois do duelo no Mangueirão, esmeraldinos e bicolores voltarão a se enfrentar no dia 31 de maio, na Serrinha.