Chegou ao fim a fase de grupos da Série D 2022. Oito equipes começaram a disputa em busca de quatro vagas para permanecer a luta pelo acesso à primeira. No fim, uma equipe de cada estado participante obteve a classificação no grupo dos goianos.
Na liderança do grupo e representando o Distrito Federal, o Brasiliense fez 33 pontos e divide a melhor campanha geral com o Retrô que tem a mesma pontuação. O Jacaré teve apenas uma derrota, o qual foi para o Costa Rica/MS por 2 a 0, no dia 28 de maio pela sétima rodada.
Mais do Esporte Goiano:
Jonas Duarte indisponível para jogo
Em segundo lugar e elevando o futebol goiano se classificou o Anápolis. O Galo da Comarca fez 25 pontos e chegou a ter a segunda melhor pontuação na Série D, mas a queda de produção fez o clube cair no ranking. Ententando os comandados de Luiz Carlos Winck ficaram em décimo ligar e fecham o Top-10 da competição.
Na terceira colocação está o Costa Rica que carrega a bandeira do Mato Grosso do Sul. A equipe se manteve a maior parte do campeonato na zona de clássificação. Com 21 pontos, o time fez a 27° maior pontuação geral e de maneira inédita irá disputar o mata-mata da Série D.
A última vaga ficou com o Operário Várzea-Grandense, que coloca em alta o futebol do Mato Grosso. Também com 21 pontos, a equipe se classificou na última rodada e definiu os quatro estados do Centro Oeste no cenário eliminatório.
Com relação as eliminações o estado de Goiás se deu mal. Com apenas o Galo classificado, Grêmio Anápolis com 14 pontos e Iporá com 15 ficaram pelo caminho. O Ceilândia com 20 apesar da vitória maiúscula na última rodada, por 3 a 0, frustrou seus torcedores no Distrito Federal e não obteve a vaga. Já o Ação/MT que havia sido rebaixado no estadual deste ano voltou a ocupar a última posição e com apenas cinco pontos ganhos.