Se quiser seguir na Copa do Brasil, o Vila Nova precisa quebrar um tabu contra o Fluminense. O Tigre jamais derrotou o Tricolor das Laranjeiras, adversário colorado na terceira fase da competição nacional.
Mais do Tigrão
Veja como ficaram os confrontos da 3ª fase
Sub-20 perde para a Aparecidense em amistoso
Ao longo da história, foram seis partidas entre Vila Nova e Fluminense. Os cariocas venceram três e houve outros três empates. O time tricolor anotou 16 gols, enquanto o Tigre marcou sete vezes apenas.
A história de confrontos entre os clubes começa com um amistoso, em 1977, vencido pelo Fluminense, por 3 a 2, no Serra Dourada. No ano seguinte, num torneio festivo, houve empate em 1 a 1. Na Série A de 79, no primeiro jogo oficial entre eles, nova igualdade, desta vez em 2 a 2. Em 80, também pela elite, o Vila foi goleado por 4 a 0, no Maracanã.
Depois de enfrentamentos por quatro anos consecutivos, colorados e tricolores só voltaram a se encontrar 26 anos depois, em 2006, justamente pela Copa do Brasil. No jogo de ida, num Serra Dourada lotado, o Vila Nova quase venceu o Fluminense.
André Turatto marcou para os donos da casa aos 21, mas Marcão igualou tudo logo em seguida. No início da etapa complementar, Marques recolou o Vila na frente. Contudo, aos 40 minutos do segundo tempo, Marcelo, hoje no Real Madrid, empatou para os cariocas.
No jogo de volta, o Tigre acabou goleado por 4 a 0 no Maracanã, com gols de Tuta, duas vezes, e Lenny, também duas vezes. À época, Roberto Fernandes comandava o clube goiano.
Em 2022, o primeiro confronto será no Rio de Janeiro, nos dias 20 ou 21 de abril. O Vila Nova sedia o segundo duelo, em 11 ou 12 de maio. O clube colorado espera poder utilizar o Serra Dourada até lá.