Assim como no futebol, quando jovens revelações chamam a atenção dos principais clubes do mundo, da imprensa e dos fãs, o futuro da NBA e quais jogadores vão liderar o futuro da liga nos próximos anos, também chama a atenção. A liga norte-americana reúne os melhores atletas do mundo, além de ser a mais disputada.
Desta forma, jovens que se destacam na NBA certamente estarão entre os melhores do mundo em poucos anos. É claro que surpresas podem acontecer, mas em se tratando de NBA, onde os dados e análises são muito precisas, um jovem calouro que é apontado como craque neste momento, tem todas as condições para ganhar o mundo.
Enquanto astros como Lebron James, Kevin Durant e James Harden já ultrapassaram a casa dos 30 anos e são considerados veteranos, uma nova safra de jogadores abaixo dos 24 anos têm feito a diferença em suas equipes. Com um jogo mais rápido, físico e ágil, a garotada está dominando as quadras.
Para entender quem são os futuros reis da NBA, listamos as principais promessas da liga neste momento. Vamos lá!
Luka Doncic , armador , Dallas Mavericks
Aos 22 anos, o armador do Dallas nem pode mais ser considerado uma revelação. Um jogador completo, que arremessa e dá passes com a mesma qualidade. Ele tem quatro temporadas na NBA e já foi escolhido para o All Star em duas ocasiões, além de ter sido nomeado o Jovem do Ano da liga em 2019. O esloveno certamente estará entre os melhores do mundo em pouquíssimo tempo. Ele acaba de assinar uma prorrogação de cinco anos em seu contrato, no valor de 200 milhões de dólares.
Zion Williamson, ala/pivô, New Orleans Pelicans
Zion já chamava a atenção da mídia quando ainda estava no colegial. Aos 20 anos, o jovem tem um corpo de adulto. À medida que Williamson desenvolve a sua criação de jogadas, ele melhorou sua pontuação a cada mês nesta temporada sem prejudicar sua porcentagem de finalização ultra alta. Para os analistas, Zion só precisa concentrar sua habilidade individual em prol da equipe. Se conseguir essa proeza, os Pelicans certamente vão disputar títulos nos próximos anos.
Jayson Tatum, pivô, Boston Celtics
Aos 23 anos, o jogador de Boston tem participação em ao menos 30% das jogadas do Boston, sem perder muito em termos de eficiência, e está dando uma alta taxa de 4,3 assistências por 36 minutos. O jogador foi draftado para a NBA em 2017 e desde então tem evoluído com constância elogiável.
Trae Young, armador, Atlanta Hawks
Depois de liderar o Atlanta Hawks até as finais da Conferência Leste na temporada passada, Trae Young se transformou em uma superestrela da NBA. Ele amadureceu rapidamente e se tornou uma peça chave dos Hawks, que aproveitaram o bom desempenho do jovem de 22 anos.
Trae Young é frequentemente comparado a Stephen Curry com seu arremesso mortal e que pode partir de qualquer lugar da quadra. Analistas apontem que ele tem número melhores que os de Curry quando a estrela do Golden State tinha a mesma idade. Vem aí um substituto? Só o tempo dirá.
LaMello Ball, armador, Charlotte Hornets
Apesar de jogar apenas 51 jogos na última temporada, o jovem de 19 anos foi escolhido como jovem do ano em 2020. A terceira escolha do draft de 2020, Ball liderou todos os novatos em assistências e roubos de bola, e ficou em segundo lugar em pontos e rebotes com uma média de 15,7 pontos, 6,1 assistências, 5,9 rebotes e 1,59 roubos de bola.