Com a vitória diante do Bahia, o Atlético-GO agora acumula uma probabilidade pequena de ser rebaixado para a segunda divisão. De acordo com o site Chance de Gol, o Dragão possui apenas 4,6% de chances de queda, após escalar a tabela de classificação e se colocar em 13º lugar, com 44 pontos.
Mais do Dragão
Com gol nos acréscimos, Atlético supera o Bahia e volta a vencer
Veja a classificação completa e atualizada do Campeonato Brasileiro
Desde o início dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, a média para uma equipe não sofrer um rebaixamento é de 42 pontos. O menor ponto de corte da história do Brasileirão no formato atual foi em 2019, quando o Ceará ficou com 39 unidades e se postou como o primeiro clube fora do Z-4. Naquela edição, o Cruzeiro caiu com 36 pontos. Por outro lado, o maior ponto de corte até hoje na Série A foi de 46 pontos, em 2009. Na ocasião, o Fluminense se safou e a primeira equipe na degola foi o Coritiba, com 45.
Matematicamente, 12 times ainda possuem chance de queda em 2021, excluindo a já rebaixada Chapecoense. Do Ceará (8º) para baixo, todos têm uma probabilidade de descenso, mesmo que sejam porcentagens ínfimas. Ainda segundo o site Chance de Gol, embora essa situação possa mudar de acordo com o desempenho dos times lá de baixo, a pontuação que garantiria uma permanência com 100% de certeza seria de 49 pontos.
Nesse cenário, o Atlético-GO precisaria de pelo menos uma vitória e dois empates nos três últimos compromissos. Na próxima sexta-feira (2), a equipe enfrenta a lanterna Chapecoense na Arena Condá. Na sequência, mede forças com o Internacional no dia 6, no Beira-Rio, encerrando sua participação na Série A diante do Flamengo, no Antônio Accioly, em 9 de dezembro.