5.6 C
New York
segunda-feira, fevereiro 23, 2026
- Anúncio -
InícioMais EsportesAtletismoRecordes, bicampeonatos e muito mais: tudo do 2º dia do Atletismo nos...

Recordes, bicampeonatos e muito mais: tudo do 2º dia do Atletismo nos JUBs

Velocista bicampeão e paradesporto também são destaques no 2º dia de competições na maior competição poliesportiva da América Latina

Neste sábado, o segundo dia de competições dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs), foram disputadas as provas mais rápidas do atletismo: os 100 metros rasos. As provas foram realizadas durante todo o dia, no Estádio Olímpico, parte integrante do Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia.

No feminino, Lara Beatriz Morais (Aliança/PI) cravou 11s96. Caroline De Melo Tomaz (UFSC/SC) terminou em 2º lugar, com 12s11, enquanto a 3ª foi Tiffani Beatriz Marinho (Celso Lisboa/RJ), com o tempo 12s15.

No masculino, Jonatan Chaves Rodrigues (UFSC/SC) garantiu o ouro ao completar a prova em 10s55. A prata ficou com Willian Deschamps (FURB/SC) que marcou 10s66 e a 3ª posição foi de Alexandre Galassi (Uni Santanna/SP), com 10s85.

Participando dos JUBs pela segunda vez, Jonatan comemorou o bicampeonato do torneio universitário mais importante do Brasil. O primeiro título veio na edição 2015, disputada em Uberlândia. “Estou muito feliz. A prova estava muito difícil, com atletas de alto nível nacional. Tive uma boa largada, que foi fundamental para a vitória. Foi a segunda melhor marca da minha carreira e estou empolgado para os 200m de amanhã”, ressaltou. Além disso, o campeão relembrou o início da carreira na modalidade. “Comecei no atletismo em 2010, em uma Olimpíada estudantil, uma prova escolar mesmo”.

Recordes

O dia também foi marcado pela quebra de recordes. No lançamento do martelo, Mariana Marcelino (Uni Santanna/SP) mostrou que se sente em casa em Goiânia. A atleta estabeleceu uma nova marca: 59,52 metro. A anterior (58,79m) também era de Mariana e foi feita na capital goiana na edição de 2013 dos jogos.

“Estou voltando de férias, preciso recuperar um pouco o físico, mas gostei bastante da minha prova. Um recorde é sempre importante, ainda mais porque deve ser meu último JUBs e, terminar com uma marca assim, é bastante positivo.”

Estudante de educação física, a catarinense é atual campeã sul-americana adulta, campeã e recordista do Troféu Brasil. Na última Universíade, em Taipei (2017), conseguiu classificação à final. Ela revela que o foco passa a ser melhorar ainda mais suas marcas para realizar o sonho de participar das Olimpíadas.

(Foto: BeNice/CBDU)

Um novo recorde também foi estabelecido no lançamento de dardo. Eloah Caetano Scramin (UNIP/SP) conseguiu a marca de 55,64m. A anterior pertencia a Maria Conceição Paixão Silva (FMN/PE), com 49,67m, em Goiânia 2013.

No arremesso de peso, Willian Braido, da Unip/SP, chegou à marca de 18,15m, batendo seu próprio recorde, de 17,79m, estabelecido nos jogos de Uberlândia 2015.

Outros destaques

Neste sábado, houve a disputa dos 400 metros do atletismo paradesportivo. Seis competidores, de três classificações funcionais distintas, participaram. Leonardo Alvarenga de Souza e Silva (Universo/RJ), representante da T-35, terminou a prova em 1m19s08. Jorge Magno Ferreira de Carvalho de Souza e Silva (UFPA/PA), da T-37, completou em 58s09.

Quatro atletas eram da T-44 e o mais rápido foi Joaci Azevedo de Lima, com o tempo 1m04s21. Uarlio Barbosa (Estácio/GO), Cícero Filho Tavares (UFRN/RN) e Jonny de Paiva Souza (FATE/CE) vieram em seguida.

Para conferir todos os resultados do dia no atletismo, acesse o site da CBDU: www.cbdu.org.br.

Entenda a classificação funcional
A letra “F” se refere às provas de campo (field, em inglês), como saltos, lançamentos e arremesso. A letra “T” representa as corridas de velocidade e fundo. Em relação à numeração, quanto menor, maior é o grau de comprometimento.
11 a 13: deficientes visuais;
20: deficientes mentais;
31 a 38: paralisados cerebrais (31 a 34 cadeirantes);
40: anões;
41 a 46: amputados;
51 a 58: cadeiras (sequelas de poliomielite, amputação e lesão medular).

 

Vitor Monteirohttps://esportegoiano.com.br/
Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Co-fundador do site Esporte Goiano e repórter da TV Record Goiás. Trabalhou também na Conmebol TV, CBF TV, Dazn, SportyNet, Canal Nosso Futebol, TV Brasil Central, Rádio Positiva FM. Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Rádio e TV Sagres, jornal O Popular, MyCujoo, Eleven Sports, CBDU e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) de Goiás.
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -


error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!