A 5ª edição da Série A da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF 5), o principal campeonato de Free Fire do Brasil, começou nesta quinta-feira (10) e culminará na final em 24 de julho. Os 18 times da elite se enfrentarão em busca do título nacional, numa tabela que contará com três dias consecutivos de partidas por semana durante a fase de grupos.
Mais dos eSports
Jogador da Rensga é punido por “discurso de ódio”
Confira a situação da classificação no CBLOL
Entre as principais novidades da LBFF 5, está a chegada do squad goiano Nitroxx Top10 na Série A do Free Fire brasileiro, depois de ter feito um campanha de destaque na Série B na etapa passada.
O squad da Nitroxx é formado pelos jogadores: Chinês, JHzz, ROMEUxx, Bonzai22, SPIL e Victor7. A Nitroxx está no Grupo B junto com a GOD Unidas, INTZ, LOUD, SS Esports e Team Liquid.
Formato de disputa
O sistema de competição foi mantido em relação à edição anterior, inclusive a pontuação. O que muda na LBFF 5 é que serão três dias seguidos de partidas a cada semana: sábado, domingo e segunda-feira. Serão seis semanas consecutivas de quedas, totalizando 108 partidas em 18 rodadas no decorrer da fase de grupos. A final será disputada numa única data. Cada rodada e a final serão compostas por seis quedas, sendo duas partidas em cada mapa do Free Fire (Bermuda, Kalahari e Purgatório).
Os 18 times foram divididos em três grupos, mas apenas 12 equipes participam de cada dia de jogo – enquanto os times de duas chaves participam da rodada, os outros têm o dia de folga da competição. As 12 melhores equipes da fase de grupos se classificam para a final, independentemente de qual chave estiverem. Os 12 classificados entram na final da LBFF 5 com uma pontuação específica, respectiva à posição geral na fase de grupos.
Os dois últimos são rebaixados para a Série B. Os que ficarem entre 13º e 16º lugar precisam disputar o Grupo de Acesso com times da segunda divisão, valendo a vaga na elite na próxima etapa.