A Copa Truck desembarca neste fim de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, para a abertura de uma temporada repleta de novidades desportivas e técnicas que, como consequência, fez o número de caminhões no grid subir para 27.
Mais da velocidade:
Em Goiânia, GT Sprint Race realizará primeira das três etapas especiais
Confira a programação completa da Copa Truck, em Goiânia
Uma das grandes atrações é a criação da nova divisão Super Truck, voltada para pilotos cuja experiência em caminhões se resuma apenas à Copa Truck e com, no máximo, três participações pontuais em campeonatos de caminhões anteriores. Com pódio separado, os pilotos da Super Truck largam junto da divisão principal e com os caminhões nas mesmas especificações.
Outra alteração importante acontece na classificação da Copa Truck, que pela primeira vez será um campeonato com pontos corridos onde, ao fim da penúltima etapa, serão descartados os três piores resultados.
O formato de corridas segue sendo de nove etapas, com as corridas divididas em duas baterias: a primeira tendo 25 minutos e a segunda com 20 minutos, acontecendo a inversão dos oito primeiros ao fim da bateria inicial.
Na parte técnica, houve um trabalho extensivo na redução máxima de fumaça: os caminhões agora contarão com um sensor de fumaça que ajudará nesta medição, além de válvulas e pastilhas de freio padronizadas a partir deste ano.
Na parte de pilotos e equipes são inúmeras novidades. A Mercedes vem liderada pela equipe AM Motorsports com Giuliano Losacco, de volta ao grid, correndo ao lado de André Marques e Wellington Cirino; além de Glauco Barros e Daniel Kelemen representando a AM Super. Além deles, a marca da estrela também contará com Danilo Dirani e Pedro Paulo (ambos da PP); Jaidson Zini e Evandro Camargo (os dois da ADF); e Leandro Totti (LT Team). Vale destacar que os caminhões da Mercedes terão as cores dos carros de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas na F1.
A Iveco segue tendo o campeão de 2017 Felipe Giaffone liderando o time com a Usual Racing, que terá Djalma Pivetta e Valmir Benavides completando o trio. Felipe Tozzo, pela Dakar, passa a integrar a esquadra Iveco, que também contará com Luiz Lopes.
Entre as mudanças que mais agitaram a temporada estão o retorno de Débora Rodrigues a equipe R9 Volkswagen/MAN, que também será a casa de Roberval Andrade, campeão de 2018. Os dois se unem ao atual bicampeão Beto Monteiro e a Danilo Alamini na condução dos novos modelos VW Meteor, enquanto Paulo Salustiano e Jô Augusto seguem com o modelo Constellation.
A Volvo virá com Maicon Roncem na equipe Boessio (com Regis Boessio atuando como chefe de equipe) e Carlos Machado na LT Team; enquanto a Scania será representada por Ricardo Alvarez, da Bruto. A turma dos Protótipos virá com Fábio Fogaça e o estreante Rodrigo Pimenta na FF Motorsport, junto de Adalberto Jardim na AJ5 Eco Sport.