O judoca goiano Gustavo Guimarães foi campeão mundial. O jovem esportista de Goiás não deu chances aos adversários que enfrentou na Índia. Com uma postura dominante e irreparável, ele levou o título do Combat Games, disputado em Agra, na Índia.
A conquista veio na última semana, na categoria até 81 quilos. A competição, que se iniciou no último dia 7 e vai até a sexta-feira, 14, tem cerca de 300 atletas. Os competidores são oriundos da França, China, Emirados Árabes, Rússia, Brasil e Índia.
O judoca chamou atenção de olheiros da seleção brasileira nos Jogos Estudantis de Goiás. Antes, ele já havia sido convocado para um torneio internacional na Alemanha. Durante a viagem, o jovem goiano teve que superar outro desafio: o extravio da mala.
Por conta deste problema, ele teve que lutar com um kimono emprestado. Nos agradecimentos após a histórica conquista, Guimarães não se esqueceu de quem lhe cedeu a indumentária.
“Não tenho palavras para descrever tamanha emoção. Agradeço a Deus por me proporcionar mais uma conquista, ao meu sensei por me preparar para tal desafio, aos meus colegas de treino, aos meus pais, amigos e parentes, companheiros de treino, enfim… a todos que fizeram parte desse título, inclusive ao Marcelo Gomes que me emprestou os kimonos para lutar”, disse emocionado.
Histórico de sucesso
Gustavo começou a treinar aos 11 anos, e hoje aos 15, se esforça para administrar os treinos, a agenda de competição e os estudos para alcançar seu grande objetivo: representar o País nas próximas olimpíadas, em Tóquio no Japão, em 2018.
Atualmente, ele é destaque nos campeonatos regionais, ajudando o Academia Dojô Harai Goshi a conquistar quatro das cinco etapas do Goiano até aqui disputadas. Além do brilho local, o jovem tem despontado nacionalmente. No Brasileiro sub-21 foi quinto colocado. No sub-18, ficou com a prata.
Agora, o judoca ainda tem pela frente os Jogos Estudantis, o Troféu Brasil, o Campeonato Brasileiro Final Sênior, a seletiva nacional e os campeonatos regionais.
Mais conquistas
A Dojô Harai Goshi tem se firmado como uma verdadeira fábrica de campeões no judô. As irmãs Maria Paula e Maria Fernanda Lizardo, que têm 15 anos, ficaram com o bronze na Copa Minas. A competição, sediada no Minas Tênis Clube, reuniu mais de mil judocas de 19 estados brasileiros e até alguns internacionais.