5.6 C
New York
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioMais EsportesLutasVereador prestigia competição de taekwondo e defende projetos para esporte

Vereador prestigia competição de taekwondo e defende projetos para esporte

Vinicius Cirqueira (PROS) é atleta da modalidade e quer usar mandato para incentivar o esporte amador em Goiânia

Durante a 1ª etapa do Campeonato Goiano de Taekwondo, um rosto conhecido chamou atenção do público. O vereador Vinicius Cirqueira (PROS), o 3º parlamentar mais votado da atual legislatura, marcou presença no ginásio do Clube Jaó e conversou com a reportagem do Esporte Goiano.

Fã e atleta de taekwondo, Cirqueira começou a praticar a modalidade com 9 anos de idade. Durante seus tempos de lutador, ele foi tricampeão goiano, bicampeão do Centro-Oeste e até campeão brasileiro. O vereador também fez combates internacionais, em competições na Argentina e nos Estados Unidos.

Mais sobre o taekwondo

A carreira bem-sucedida, no entanto, começou com uma vontade que contraria os princípios do taekwondo. “Quando entrei no taekwondo, foi para me vingar de uns socos que tomei na rua”, conta.

- Anúncio -

Em contato direto com a modalidade, Cirqueira percebeu a importância dos princípios.

– O taekwondo reeduca, aplica uma disciplina justamente no quesito de respeito, tanto aos pais, aos mais velhos e às pessoas como cidadãs. O taekwondo tem uma capacidade de formação na vida do atleta que eu recomendo para todas as pessoas. Educação e esporte é o caminho para o mundo melhor.

Depois de conhecer o esporte a fundo, o parlamentar se imbuiu dos valores pregados e… “Hoje, quem eu queria me vingar, é um dos meus melhores amigos”, ressaltou.

Vereador do esporte

Vinicius Cirqueira credita a maioria de seus 8.582 votos ao seu envolvimento com o esporte. Para retribuir, o parlamentar levanta a bandeira de apoio aos esportes amadores e fala sobre seus projetos para contribuir com o crescimento das modalidades na Capital.

– Precisamos ter uma secretaria de esportes. Goiânia não tem uma secretaria municipal de esportes. Ela está junto com a Secretaria de Educação. Para mim, é um retrocesso – disse- (Pretendo criar) uma bolsa atleta municipal, um projeto de lei de incentivo ao esporte, um fundo municipal de esporte. Nessa briga de regulamentação do Uber na cidade, estou querendo que 5% dos impostos pagos pelos motoristas sejam destinados para o fundo municipal do esporte – explica.

De volta à ativa

O trabalho na  campanha para entrar na Câmara de Vereadores de Goiânia deixou Cirqueira com pouco tempo para se dedicar ao taekwondo. Agora, o parlamentar revela que retornou os treinos há uma semana e, já na próxima disputa, quer voltar a competir, mas por um motivo mais nobre que a vitória.

“O importante é retornar aos tatames. Não estou preocupado com os resultados, mas sim com o exemplo para a garotada”, afirmou.

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P