5.6 C
New York
sábado, julho 13, 2024
InícioQuadraBasqueteCampeã nos JUBs, UniEvangélica tentará tri nos Jogos Universitários Goianos

Campeã nos JUBs, UniEvangélica tentará tri nos Jogos Universitários Goianos

A cidade de Anápolis estará muito bem representada no basquete masculino dos Jogos Universitários Goianos (JUGs). Campeã da 2ª divisão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) no ano passado, a UniEvangélica vai a Itumbiara, entre os dias 19 e 22 de abril, buscar o tricampeonato consecutivo da competição estadual.

Nos últimos anos, a equipe comandada pelo treinador Azemar Torres Júnior tem se firmado como destaque do desporto universitário. No ano passado, além dos títulos de JUBs e JUGs, os anapolinos ficaram em terceiro lugar da Liga do Desporto Universitário (LDU).

Todo esse sucesso, porém, exigiu um trabalho enorme. O programa de basquete foi implantado na UniEvangélica no início dos anos 2000, pelo professor Paulo Brasil. Naquela época, as coisas não eram fáceis. A universidade dispunha de poucos atletas de alto nível e o projeto sofreu com resultados ruins.

- Anúncio -
Equipe de futsal masculino da UniEvangélica treina forte para os JUGs

Contudo, os anos seguintes foram estabelecendo o projeto. O crescimento do corpo discente da UniEvangélica, aliada à oferta de bolsas de estudos para atletas, elevou a qualidade do material humano e fez o programa começar a engrenar. Em 2016, veio o prêmio: o título dos JUGs.

Jogador-treinador campeão
Treinador Azemar Torres Jr. comanda a equipe. (Foto: Arquivo Pessoal).

Na primeira taça universitária conquistada pela UniEvangélica, Azemar Torres era jogador. Identificado com a instituição, ele atuou 10 anos como atleta, somando-se o tempo de aluno e como egresso da faculdade. No ano seguinte, Torres saiu das quatro linhas e assumiu o cargo de treinador. O resultado, contudo, foi o mesmo. Em 2017, a universidade de Anápolis foi mais uma vez campeã dos JUGs. Para o bi, a preparação foi árdua.

– Treinávamos em quadra cerca de uma hora e meia, duas vezes por semana. Fora do horário de aulas, os atletas compareciam à academia no horário em que podiam para fazer o trabalho de preparação física – relata Torres.

Neste ano, o objetivo é o tricampeonato estadual universitário. Apesar de ressaltar a força dos adversários, o técnico Azemar Torres coloca a UniEvangélica como uma das favoritas. “Por sermos bicampeões, considero que estamos entre os favoritos. Mas acredito que neste ano a competição será mais difícil do que nas edições anteriores. Estamos trabalhando forte para buscar mais esse título”, avalia.

Para chegar aos JUBs

Somente o campeão dos JUGs terá vaga na fase regional dos JUBs, que será disputada em Brasília. Quem avançar no Centro-Oeste irá para Londrina, onde vai ser realizada a etapa final da competição universitária brasileira. O caminho é longo, mas a UniEvangélica confia no potencial dos seus atletas.

Azemar Torres destaca a felicidade de poder contar com a parceria dos dois principais times de basquete de Anápolis. “Todos que estão atuando já tiveram uma passagem pela ABA e estão disponíveis para o Vultures, assim como para a faculdade”, comemora.

Entre os destaques da UniEvangélica estão os alas Gabriel Elias e Murilo Neves, além do armador Thiago Pedro. O trio foi vice-campeão goiano de basquete adulto com a ABA no fim do ano passado. O trunfo da equipe de Anápolis para se dar bem em mais uma temporada será a velocidade, de acordo com o treinador.

– Perdemos algumas peças do ano passado para cá, mas conseguimos repor com uma galera nova. Nosso time é muito leve e estará ainda mais leve em 2018. Vamos apostar na velocidade e numa defesa forte – explica Azemar Torres.

Equipe foi campeã da 2ª divisão dos JUBs no ano passado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P