5.6 C
New York
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioFutebolGoiásPelo tricampeonato, Goiás defende vantagem contra resiliente Vila Nova

Pelo tricampeonato, Goiás defende vantagem contra resiliente Vila Nova

Esmeraldino entra em campo com vantagem de três gols, mas enfrenta adversário que se nega a desistir do título estadual

Depois de quatro meses, o Goianão 2017 chegou ao seu ponto culminante. Neste domingo, 7, a partir das 16h, Goiás e Vila Nova decidem o campeão estadual no Serra Dourada. A vantagem alviverde é grande, pois, na primeira partida, os esmeraldinos bateram os colorados por 3 a 0.

Apenas um desastre tira o tricampeonato e o 27º título da Serrinha. Para ser campeão, o Tigre precisa de, no mínimo, uma vitória por quatro gols de diferença. Um triunfo vilanovense por três gols de vantagem leva a decisão do Campeonato Goiano para os pênaltis.

Sem salto alto

Se a vantagem é enorme, a humildade esmeraldina também é. No Goiás o clima de “já ganhou” está vetado. Nas entrevistas durante a semana de preparação para o clássico decisivo, jogadores e comissão técnica afastaram o oba-oba e garantiram que o Verde jogará pela vitória.

- Anúncio -

Em sua última semana como treinador do time profissional do Alviverde, Sílvio Criciúma cobrou um futebol ofensivo da equipe. “O Goiás vai jogar para vencer. Não vai administrar vantagem”, prometeu o treinador que será substituído por Sérgio Soares a partir de segunda-feira.

No time, Criciúma segue com apenas um desfalque. O zagueiro Fábio Sanches não se recuperou de uma pubalgia e segue no departamento médico. A grande novidade na lista dos 20 relacionados é o volante Pedro Bambu. Ele se recuperou de uma contusão no músculo adutor na coxa direita, treinou durante a semana e será opção no banco de reservas.

Fé colorada

Se existe uma palavra na qual os torcedores do Vila Nova devem se apegar, esta é fé. Há mais de 10 anos, o Tigre não bate o arquirrival por três gols de diferença. A última vez foi em 25 de fevereiro de 2007. Quando o triunfo é de, pelo menos, quatro gols, o tabu é ainda maior. São 41 anos sem uma goleada dessa magnitude.

No OBA, no entanto, o discurso é de acreditar até o fim. O maior motivador dos vilanovenses é o histórico 5×3 de 1999. De volta ao time, o volante Geovane reconhece a dificuldade de uma reviravolta, mas mantém a esperança. “A vantagem de três gols é muito grande, muito difícil de reverter. Mas é futebol e tem dessas coisas. Ainda estamos confiantes”, reiterou.

A baixa colorada para a partida é o volante Fagner. Ele está no departamento médico desde a última semana e ainda não foi liberado. Geovane cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e retorna na vaga que foi de Billy. O zagueiro Wesley Matos será titular no lugar do garoto Bruno. Outra possibilidade estudada por Mazola Júnior é sacar Mateus Anderson para promover Vandinho ao time principal. Moisés foi poupado de dois treinamentos na última semana por conta do desgaste muscular, mas deve atuar no clássico.

Retrospecto

Goiás e Vila Nova farão seu 270º clássico. A vantagem esmeraldina é considerável. São 136 triunfos alviverdes contra 62 colorados. Houve 71 empates. A última vez que o Tigre bateu o Verde por quatro ou mais gols de diferença foi em dezembro de 1979, com um 5 a 0 pelo Troféu Ruy Brasil Cavalcante. Os dados são do Futebol de Goyaz.

Ficha Técnica

Goiás x Vila Nova
Data: 7 de maio de 2017
Horário: 16h
Local: Estádio Serra Dourada; Goiânia, GO

Árbitro: Eduardo Tomaz
Assistentes: Bruno Pires e Cristhian Passos

Goiás: Marcelo Rangel; Hélder, Everton Sena, Alex Alves e Patrick; Victor Bolt, Léo Sena e Tiago Luís; Carlos Eduardo, Léo Gamalho e Aylon.
Técnico: Sílvio Criciúma.

Vila Nova: Elisson; Magno Silva, Wesley Matos, Alemão e Jonathan; Geovane, PH e Everton; Mateus Anderson (Vandinho), Moisés e Wallyson.
Técnico: Mazola Júnior.

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P