Após a paralisação devido a disputa da Copa América, o Campeonato Brasileiro retorna nesse final de semana. Para dar sequência a boa campanha, o Goiás enfrenta o Flamengo, no Maracanã, às 11h de domingo.
Levando a história em consideração, os números não são favoráveis ao clube esmeraldino. Isso porque o Verdão venceu apenas dois dos 24 confrontos disputados no Rio de Janeiro: 1986 e 2010. Coincidentemente, em ambos, os triunfos vieram com viradas.
Curiosamente, três duelos com mando do Fla foram disputados fora do RJ: dois no Mané Garrincha, em Brasília (1997 e 2014), e um no Helenão, em Juiz de Fora/MG (1990).
Confira todos os detalhes do retrospecto desse confronto!
A primeira vez que o Goiás bateu o Flamengo fora de casa aconteceu em 22 de novembro de 1986, na 13ª rodada da segunda fase do nacional. Bebeto abriu o placar para os mandantes logo aos 5 minutos. Tarciso empatou aos 44 da etapa um e Albeneir confirmou a vitória goiana, aos 12 do segundo tempo.
O treinador Mário Juliato escalou o time alviverde com: Edison; Ronaldo, Gomes, Ronaldo Castro e Paulo Silva; Uidemar, Fagundes e Carlos Magno; Tarciso, Albeneir (Vavá) e Zezinho.
24 anos (e 14 jogos) depois, o Goiás voltou a bater o rubro-negro em terras cariocas. Em um sábado, 5 de junho de 2010, o Verdão conseguiu uma virada no finalzinho e ganhou por 2 x 1. Toró abriu o placar para o Flamengo no começo da etapa final. As mexidas de Emerson Leão surtiram efeito e o Goiás virou o jogo nos últimos minutos, com Hugo, aos 39, e Otacílio Neto, aos 42.
O clube esmeraldino teve em campo: Rodrigo Calaça; Douglas, Ernando, Rafael Tolói e Wellington Saci; Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro (Rafael Moura), Romerito (Otacílio Neto) e Bernardo (Hugo); Éverton Santos.
Relembre: (vídeo PFC, postado no canal Acervo Goiásec)