Goiano Rafael Figueiredo termina Brasileiro de Xadrez em 9º lugar

0
58
Foto: Arquivo pessoal / Rafael Figueiredo

A cidade do Rio de Janeiro recebeu entre os dias 6 e 14 de fevereiro a fase final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto de 2016. O paranaense Everaldo Matsuura conquistou o título pela segunda vez na história.

Depois de muitos anos, o Estado de Goiás voltou a ter um representante na fase final do Campeonato Brasileiro. O goianiense Rafael Figueiredo de Paula terminou a competição na 9ª colocação.

O torneio foi disputado pelos 12 atletas que conseguiram classificação nas semifinais disputadas ao longo de 2016. Todos jogaram contra todos. Em 11 jogos, Rafael somou 4 de 11 pontos possíveis. Ele obteve duas vitórias, quatro empates e sofreu cinco derrotas.

Veja mais informações do Xadrez

O enxadrista goiano, de 25 anos, disputou a fase final pela primeira vez. Apesar do noviciado, ele entende que o resultado poderia ter sido melhor. “Meu desempenho não foi tão bom quanto eu esperava. Fiquei ganho (com a vitória encaminhada) com jogadores fortes. Contra Alexandr Fier, fiquei ganho e perdi, contra Renato Quintiliano empatei. Mas fiquei feliz de modo geral com as minhas partidas”, avalia.

Para 2017, Rafael Figueiredo projeta recuperar o título goiano, que atualmente pertence a André Diamant, e disputar torneios abertos pelo Brasil.

Classificação final

1º – Everaldo Matsuura
2º – Alexandr Fier
3º – Felipe de Cresce El Debs
4º – Krikor Sevag Mekhitarian
5º – Renato Quintiliano Pinto
6º – Vitor Roberto Castro Carneiro
7º – Paulo Jabota de Oliveira Reis
8º – Máximo Iack Macedo
9º – Rafael Figueiredo de Paula
10º – Ivan Kuhlmann Nogueira
11º – Andrey Souza Neves
12º – Carlos Henrique Lopes Pinto

Comentários

comentários