5.6 C
New York
segunda-feira, julho 22, 2024
InícioMais EsportesLutasFavorito destaca crescimento do poomsae em Goiás

Favorito destaca crescimento do poomsae em Goiás

Se antes o taekwondo era observado apenas por amantes do embate físico, pelos golpes de amplitude característicos do kyorugui, a modalidade também passou a ser olhada de perto pela beleza da forma, com o crescimento do poomsae no mundo.


Em Goiás, que tem um dos principais celeiros para o esporte no estado, o cenário não é diferente. O poomsae tem ganhado adeptos, sobretudo pela sua parte democrática. Como não é necessário entrar num combate, mais pessoas podem praticá-lo.

Mais das lutas
Goiana sonha com título Brasileiro e vaga no Mundial

- Anúncio -

Ex-presidente da Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD) e técnico, Ricardo Favorito explica que este aspecto é justamente o principal para o avanço da modalidade de forma em Goiás e no mundo.

“A vantagem do poomsae é que cada um pode praticar. Não tem contato físico, então reduz o risco de lesão. É uma modalidade para qualquer pessoa competir. Tem um cenário muito grande”, disse em entrevista ao EG.

Pioneiro do taekwondo em Goiás, Favorito ficou conhecido pelos combates, mas também é um atleta de alto nível no poomsae. Hoje, as competições estão em segundo plano, mas o trabalho para formar novos talentos – dentro e fora dos tatames – prossegue.

“Gosto muito de competir e competi no poomsae muitas vezes. A preocupação hoje não é competir. Só o farei por prazer. Mas a preocupação é dar suporte para nossas equipes e ajudar no crescimento do taekwondo goiano. A gente é apaixonado por este esporte, que faz muito mais coisa que formar campeões. Forma cidadãos. Esta é a formação da luta marcial, de se autocontrolar para ter uma vida melhor”, ressalta.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P