5.6 C
New York
sexta-feira, maio 24, 2024
InícioMais EsportesAtletismoEm Aparecida, Vanderlei Cordeiro relembra medalha olímpica, superação e projetos sociais

Em Aparecida, Vanderlei Cordeiro relembra medalha olímpica, superação e projetos sociais

Nesta quinta-feira (7), a cidade de Aparecida de Goiânia contou com a presença ilustre de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze nos Jogos de Atenas em 2004. Em conversa com o EG, o ex-maratonista comentou a respeito da própria superação e da importância dos projetos sociais no meio esportivo.

Mais do atletismo
Dois atletas de Anápolis estarão no pelotão de elite da São Silvestre
Dois goianos brilham e levam medalhas no Sul-Americano Master

Idealizador do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima em Campinas (São Paulo), além de apadrinhar outro projeto social no Paraná, o ex-maratonista os classifica como fundamentais.

- Anúncio -

“O atletismo é o esporte mais impactante na questão social, porque é acolhedor, o mais democrático. Não requer um espaço específico para desenvolver a modalidade. Você pode fazer em qualquer lugar, até mesmo em uma pequena sala. E o mais importante, o atletismo é o que acolhe os menos favorecidos”, analisa.

Superação e importância do esporte

Único atleta da América Latina a ter recebido a medalha Pierre de Coubertin, entregue apenas para aqueles que valorizam o espírito olímpico acima da vitória, Vanderlei é um dos exemplos olímpicos do projeto no Brasil e compartilhou com os jovens sua história de superação e como os valores olímpicos inspiraram a trajetória.

“É muito fácil trabalhar o esporte, não é difícil. Basta que você queira fazer por onde, e eu tenho certeza que é a modalidade que mais impacta a questão social no nosso país. Precisamos de mais pessoas envolvidas nessa busca, nesse querer, não talvez pela descoberta do novo talento, mas pelos valores que a criança e o adolescente vão ter pela vida toda”, completa.

Vanderlei Cordeiro de Lima esteve em Aparecida como parte da série de eventos do Olympism365 “Educação, Esportes e Meios de Vida” em 2023, em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Fundação SES. O projeto recebeu 167 jovens aprendizes no Núcleo Seu Jaime e mais cerca de 10 mil online simultaneamente para uma palestra.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P