5.6 C
New York
sexta-feira, maio 24, 2024
InícioMais EsportesOutrosDestaque nacional na escalada esportiva, Felipe Ferreira exalta modalidade e mira Olimpíadas

Destaque nacional na escalada esportiva, Felipe Ferreira exalta modalidade e mira Olimpíadas

Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e atualmente morando em Goiânia, Felipe Ferreira vem se destacando cada vez mais na escalada esportiva. Em conversa com o EG, o atleta de apenas 18 anos explicou e exaltou a modalidade, e revelou que o seu grande sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas.

Mais do esporte goiano
Campeonato Goiano de Patinação Artística conclui 2ª etapa; veja lista de vencedores
Com 117 medalhas, delegação de Goiás fica em 3º lugar nas Paralimpíadas Escolares

Felipe Ferreira Pinto nasceu em Dourados, mas mora em Goiânia desde os 11 anos de idade. Na infância, durante uma festa de aniversário, ele se deparou com uma parede de escalada e logo se apaixonou pela atividade. Inicialmente, era apenas uma forma de lazer, até ele descobrir que poderia entrar no mundo das competições.

- Anúncio -

“Vi que era algo em que podia me destacar. Desde então eu venho treinando e me destacando cada vez mais na modalidade”, comenta Felipe. ” A virada de chave para mim foi entrar para a Seleção Brasileira como Atleta Destaque Sub-20 e, com isso, ter uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil na Coreia do Sul”, completa.

Rotina de treinos e Mundial

Felipe acrescenta ainda que treina cinco vezes por semana, com movimentos e situações que simulam uma competição, além de treino de preparação física, para evitar possíveis lesões. Aos poucos, os esforços foram levando o atleta para cada vez mais longe. Com isso, disputou o Mundial Juvenil na Coreia do Sul.

“A experiência em si foi de muito aprendizado e com certeza me mostrou muito bem o nível do esporte internacional. Conseguir ver e escalar os boulders e as vias daquele patamar foi muito gratificante. Agora, o foco principal está nas próximas competições, que vão ser os Campeonatos Brasileiros de Guiada e de Boulder Profissionais em novembro, e os Juvenis, que acontecerão no final do ano, em dezembro”, conta.

Mas, afinal, o que é a escalada?

De acordo com Felipe Ferreira, a escalada esportiva é dividida em três modalidades principais.

A Via ou Guiada trata-se de uma parede de no mínimo 15 metros de altura em que ganha o atleta que conseguir chegar mais alto no caminho montado para a competição. Essa modalidade testa o atleta em vários pontos; alguns deles são a resolução de problemas, resistência física e conseguir chegar no limite.

Já na modalidade Boulder, o atleta tem que escalar quatro rotas de até 5 metros, sendo que ele tem 4 minutos para tentar chegar ao topo. O principal critério de desempate são as tentativas que cada atleta usou para conseguir o objetivo.

A última modalidade é a Velocidade, que se baseia nos atletas competirem lado a lado em duas paredes iguais, vencendo quem chegar em primeiro.

Ídolo esportivo e motivações

Com inspiração em Medji Schalck, um francês de apenas 19 anos que recentemente vem ganhando várias etapas da Copa do Mundo e já está classificado para as Olimpíadas de Paris, Felipe Ferreira também não esconde as suas principais aspirações.

“O que mais motiva é com certeza poder representar o Brasil em uma futura Olimpíada e poder tornar esse esporte cada vez mais famoso no nosso país”, conclui.

Destaque nacional na escalada esportiva, Felipe Ferreira exalta modalidade e mira Olimpíadas
Foto: Arquivo pessoal
Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P