5.6 C
New York
sexta-feira, maio 24, 2024
InícioFutebolAtléticoConheça o Libertad: clube centenário, tradicional e fruto de um movimento político

Conheça o Libertad: clube centenário, tradicional e fruto de um movimento político

Assim como o Newell’s Old Boys e o Palestino, o Libertad, também é um clube centenário. O rival do Atlético-GO nesta quinta-feira (06), pela Copa Sul-Americana, foi fundado em 1905 e tem uma história vencedora.


A equipe, baseada na capital Assunção, foi fundada durante um momento muito conturbado da história política do Paraguai. A iniciativa da fundação veio de um grupo de estudantes que participou de uma revolução que pôs fim ao Partido Colorado e deu início ao Partido Liberal. Um dos lemas do movimento era a “Liberdade” – em espanhol Libertad – cujo líder teve a ideia de criar um time de futebol.

Mais do Dragão:
Libertad x Atlético-GO terá quarteto de arbitragem boliviano
Atacante desfalcará o Atlético-GO diante do Libertad

- Anúncio -

O Albinegro, como é chamado pelos seus torcedores, é considerado um dos três grandes clubes do futebol paraguaio, ao lado de seus rivais Olímpia e Cerro Porteño. Além disso, é o terceiro maior vencedor do Campeonato Paraguaio, com 20 conquistas no total.

O Libertad está participando pela 13ª vez da Copa Sul-Americana, sendo as suas melhores participações nas temporadas de 2013 e 2017, quando foi semifinalista e acabou eliminado pelos argentinos: Lanús e Independiente.

Campanha avassaladora 

Foto: Comunicação Club Libertad

O Libertad começou muito bem a temporada 2021. No Campeonato Paraguaio, o Albinegro é líder do Torneo Apertura com 29 pontos conquistados; em 14 partidas, o time conquistou nove vitórias, dois empates e sofreu três derrotas.

Na Sul-Americana, o time comandado pelo técnico argentino Daniel Garnero possui 100% de aproveitamento com os triunfos por 2×0 diante do Palestino e 3×1 contra o Neweell’s.

Um provável Libertad tem: Silva; Ramírez, Viera, Cardozo e Vangioni; Bareiro, Bocanegra e Martínez H.; Martínez A., Franco e Ferreira.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Produtor dos Programas Esportivos da Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P