O treinador Alexandre Lemos foi anunciado, na segunda-feira (21), pela Portuguesa, de São Paulo, para comandar a equipe sub-20. O profissional chega à Lusa após deixar o comando do Goiás, durante o mês de março do ano atual. Agora, ele estará a frente do time na disputa do Paulistão sub-20.
Mais do Verdão:
Confira tudo de Goiás x CRB-AL, pela 5ª rodada do Brasileirão Série B sub-20;
Entenda como o Goiás chega ao Serra Dourada para encarar o Paysandu na Copa Verde
No esmeraldino, Alexandre Lemos chegou após o desligamento de Vinicius Rovaris, que na época, foi para o Athletico-PR. Logo de cara, o treinador ajudou o alviverde a fazer grandes campanhas nacionais, tanto no Brasileirão sub-20 quanto na Copa do Brasil da categoria. No caso, o clube caiu nas quartas de finais da liga, contra o próprio Furacão paranaense, enquanto na copa, foi superado pelo Bahia na mesma fase de mata-mata.
Entretanto, nos campeonatos estaduais (Goianão e Copa Goiás), as campanhas foram mais fracas. No primeiro citado, o Verdão caiu para o Aparecida em casa (no CT Edmo Pinheiro), nos pênaltis, ainda nas quartas de finais. Já no segundo, a equipe foi eliminada pelo Vila Nova, no mesmo local e da mesma forma (pênaltis), nas semifinais.
Em 2025, o começo do esmeraldino no Goianão sub-20 teve oscilações, pois em três jogos, obteve uma vitória, um empate e uma derrota. Por conseguinte, Alexandre Lemos se reuniu com a diretoria alviverde e, assim, acertou o desligamento. No total, em 35 partidas, o técnico registrou 18 vitórias, sete empates e dez derrotas, conquistando um aproveitamento de 58%.
A Portuguesa estreará no Paulistão sub-20 de 2025 na sexta-feira (25), contra o União São João. A bola vai rolar às 15h, no Estádio Doutor Hermínio Ometto (Herminão), que fica na cidade de Araras. Contudo, o treinador da Lusa só deve estar na beira do gramado no duelo seguinte, com o Jabaquara. Esse confronto está agendado para a outra sexta (02/05), no mesmo horário, no Canindé, em São Paulo (capital).