Goiás e Goiânia vão protagonizar o segundo clássico do Campeonato Goiano de 2025. O Clássico Go-Go acontece nesta quarta-feira (22), às 19h30, no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) e coloca frente a frente duas equipes que buscam a primeira vitória na temporada. O retrospecto é positivo para o Verdão da Serra, que não perde o confronto desde fevereiro de 2001. Desde então, as equipes já se enfrentaram 16 vezes, com 11 vitórias esmeraldinas e cinco empates.
A última vitória do Goiânia aconteceu em 4 de fevereiro de 2001. Na ocasião, pela terceira rodada do Campeonato Goiano, os alvinegros ganharam por 3 a 1.
Considerando apenas jogos oficiais, esse é o segundo maior jejum de vitórias alvinegras no clássico, junto com a série de 16 jogos entre novembro de 1974 e fevereiro de 1977. A saber, a maior sequência de invencibilidade do Goiás foi entre novembro de 1985 e julho de 1993, onde o Verdão conseguiu 19 triunfos e 6 empates. Os dados são do acervo do Futebol de Goyaz e consideram apenas partidas oficiais.
Mais do Verdão e do Galo Carijó:
Veja como foi o Clássico Vovô
Ventura defende vaias: “se fosse torcedor também estaria vaiando”
Confira a tabela do Goianão 2025
Go-Go nas quartas de final
Goiânia e Goiás se enfrentaram nas quartas de final das últimas duas temporadas do estadual. Em 2023, o Verdão aplicou a maior goleada do Clássico Go-Go: um sonoro 8 a 3 em pleno Serra Dourada. Com a classificação já encaminhada, a equipe esmeraldina ainda venceu o Galo Carijó na volta, na Serrinha, por 2 a 0, mantendo a invencibilidade.
Em que pese o jejum de vitórias, a equipe alvinegra saiu classificada na última temporada. Após dois empates – 0 a 0 no Olímpico e 1 a 1 na Serrinha -, o Goiânia foi melhor na disputa de pênaltis e se classificou para as semifinais do estadual.
Chuva de gols
A temporada de 2024 esteve abaixo da média de gols do Clássico Go-Go com apenas três gols em três partidas. Na história foram 190 partidas oficiais entre esmeraldinos e alvinegros, com 513 gols marcados, uma média de 2,7 gols por jogo. Ao longo de oito décadas, mais de 30 confrontos tiveram cinco gols ou mais, em que se destaca um empate por 5 a 5 em partida válida pelo Campeonato Citadino de Goiânia de 1956.
Ademais, diversas goleadas são registradas no histórico do confronto, em que duas vezes ocorreu um 7 a 2: em 2002, o Verdão aplicou este placar no Campeonato Goiano; já o Galo Carijó, havia registrado o mesmo resultado contra o Goiás em 1952, no Super Campeonato Goiânia-Anápolis.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.