5.6 C
New York
quinta-feira, setembro 19, 2024

Sarrafo distante

Após os jogos de ida da fase oitavas de final da milionária Copa do Brasil, o futebol goiano, representado por Atlético-GO e Goiás neste estágio, dá sinais de que mais uma vez não vai conseguir superar o sarrafo e ficará pelo caminho.

Nas últimas dez edições da Copa do Brasil, os goianos só conseguiram aparecer entre os oito melhores clubes da competição nacional em uma ocasião, quando o Dragão disputou as quartas contra o Corinthians, mas também ficou pelo caminho ao sofrer uma goleada em São Paulo em 2022.

Mais futebol:
-> Confira o chaveamento completo da Copa do Brasil
-> Lembra dele? Ex-Goiás, atacante Carlos Eduardo é contratado por time da Série A

- Anúncio -

O principal torneio mata-mata do futebol brasileiro outrora apresentava as chamadas “zebras”, que percorriam os gramados brasileiros com certa frequência, mas estão cada vez mais raras nestes últimos dez anos. Em 2024, ela pouco aparece e deve seguir sem dar as caras, ao menos nos jogos envolvendo os representantes goianos.

Goiás e Atlético-GO pegaram, respectivamente, São Paulo e Vasco nas oitavas e iniciaram os duelos vendo os adversários como favoritos. Tanto em São Paulo como em Goiânia, houve sinais de que esmeraldinos e rubro-negros pudessem escrever histórias diferentes, mas ambos não se saíram bem na primeira metade de suas missões.

No Morumbis, o Goiás fez um 1º tempo digno, dentro de sua proposta, e flertava com a conquista de um empate fora de casa. No entanto, a discutível, mas defensável, expulsão do volante Marcão atrapalhou os planos do time esmeraldino. Com desvantagem numérica, as forças do time goiano acabaram e o resultado de 2 a 0 se transformou em um duro golpe, que torna a reversão do resultado improvável. Essa dedução se dá muito mais pela pequena expectativa que se cria sobre o time treinado por Márcio Zanardi.

Em Goiânia, o Atlético-GO enfrentou o Vasco e colecionou mais um empate amargo. Depois de ceder a igualdade para o Bahia, dentro de casa, pela Série A, o Dragão voltou a decepcionar o torcedor. O time atleticano abriu o placar e teve inúmeras oportunidades para ampliar a vantagem, mas fracassou. Ao todo, os atleticanos finalizaram 26 vezes e marcaram apenas um gol. O Vasco aproveitou a baixa eficácia atleticana e buscou o empate com o bom atacante argentino Vegetti.

O empate deixa o confronto aberto para a próxima semana, quando os jogos decisivos serão realizados. No entanto, o Dragão terá de vencer em São Januário para seguir vivo na competição. Avançar de fase na Copa do Brasil pode representar uma injeção de ânimo para o Atlético-GO neste segundo semestre, mas, por outro lado, uma eliminação deixa o rubro-negro em uma situação ainda mais melancólica dentro da temporada.

*A coluna Resenha Crônica, assinada pelo jornalista João Paulo Di Medeiros, vai ao ar duas vezes por semana.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P