O zagueiro Ernando, de 34 anos, decidiu encerrar a carreira profissional no futebol. O agora ex-atleta comunicou a decisão em suas redes sociais na noite desta quarta-feira (8). Ele foi revelado pelo Goiás e fez mais de 400 jogos com a camisa esmeraldina. Ao longo dos anos como profissional, foram 715 partidas disputadas.
Natural de Flores de Goiás, no nordeste do estado, o defensor começou a carreira profissional pelo Verdão em 2006, num jogo no Maracanã. Ele permaneceu no clube até 2013. Ao todo, foram 405 aparições pelo time alviverde, um recorde para atletas formados na base.
Mais do futebol goiano
Goianão tem primeiros classificados
Ernando deixou o Goiás e se transferiu para o Internacional, em 2014. Pelo Colorado foram quatro temporadas e mais de 150 partidas. Em 2018, atuou emprestado pelos gaúchos no Sport Recife.
Em 2019 e 2020, o zagueiro defendeu as cores do Bahia em 65 jogos. No Vasco, em 2021, atuou em 27 partidas. O último ano da carreira foi 2022, quando esteve no Guarani e disputou a Série B do Brasileirão.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele lembrou que fez duas cirurgias na coluna. “Futebol exige muito do corpo. Consegui atuar por mais alguns anos (após as intervenções), porém, cheguei no meu limite”, justificou.
“Tinha o sonho de ser atleta profissional de futebol e após muitos obstáculos percorridos, consegui realizar esse sonho tão desejado”, escreveu na nota de despedida.
“Serei sempre grato a todos os clubes e profissionais que trabalhei. Agradeço ao Goiás, Internacional, Vasco, Sport, Bahia e Guarani. Foram 715 partidas disputadas em minha carreira, com muito profissionalismo”, completou.