No Estádio de Pituaçu, o Vila Nova lutou, o goleiro Georgemy operou milagres, mas não deu. Com gol de Gilberto, marcado aos 35 minutos do segundo tempo, o Bahia voltou a vencer o Tigre por 1 a 0 e eliminou os goianos da Copa do Brasil de 2021.
Mais do Tigrão
Saiba como foram os principais lances no Tempo Real EG
O primeiro tempo foi um verdadeiro bombardeio nordestino. Nos 20 primeiros minutos, o Bahia optou apenas por controlar a bola no meio de campo e estudar o Vila Nova, esperando por uma oportunidade. A primeira aconteceu aos 24. Thaciano recebeu na pequena área e completou. Georgemy fez um milagre e defendeu com o peito. Na sequência da jogada, Thaciano voltou a finalizar e desta vez Georgemy usou as mãos para espalmar o arremate.
Aos 26, Gilberto teve a sua chance de cabeça e a redonda passou pertinho da meta colorada. O Tigre conseguiu responder aos 30. Arthur Rezende aproveitou cobrança de falta e acertou a rede pelo lado de fora. Foi a única chegada de destaque pelo lado dos goianos. Os baianos, por sua vez, foram para cima. Aos 36, Rossi chutou por cima e assustou. Aos 40, Galdezani arriscou de fora da área e Georgemy mandou para escanteio. O jogo foi para o intervalo com o Tricolor de Aço mais inteiro em campo.
A segunda etapa foi extremamente agitada. O Bahia quase abriu o placar em cabeceio de Luiz Otávio, aos cinco minutos. Aos 12 e aos 13, Georgemy precisou aparecer de novo. Matheus Bahia chutou para o gol e o goleiro defendeu; Thaciano quase alcançou no rebote. Após a cobrança de escanteio, Rossi cabeceou no contrapé do arqueiro vilanovense, e este conseguiu interceptar com a perna.
Enfim, o Tigre acordou. Aos 17, um escanteio foi cobrado e Ricardo Lima quase conseguiu um cabeceio que, se tivesse acontecido, teria fatalmente balançado as redes. Aos 20, Henan liderou ótimo contra-ataque e clareou para o arremate, mas chutou fraco demais. O Vila foi construindo volume de jogo, mas o Bahia ainda assustava nas jogadas aéreas, sobretudo com Luiz Otávio.
A partida parecia que iria terminar em empate, até que, aos 35 minutos, houve uma falha de comunicação da defesa. Pedro Bambu tocou na fogueira para Georgemy, o goleiro fez a opção errada, tentando estourar para frente, e a bola rebateu em Gilberto, morrendo no fundo das redes. Um fim de noite melancólico para um jogador que salvou o Vila em diversas oportunidades no jogo.
Com isso, o Bahia conseguiu a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, e o Vila Nova está eliminado da competição.