A derrota para o Avaí, por 3 a 0, na última sexta-feira (25), complicou o Vila Nova na luta pelo acesso. O revés em Santa Catarina custou três pontos importantes para o clube, que pode ver a diferença para o G-4 chegar a sete pontos, caso o Novorizontino vença o lanterna Guarani.
A matemática é complicada. Conforme os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de acesso ganha força quando uma equipe atinge, pelo menos, 63 ou 64 pontos. E é isso que a história da Série B confirma. No ano passado, por exemplo, quem fez 63 pontos – casos de Mirassol, Sport e Novorizontino – ficou de fora.
Mais do Tigrão
No Aspirantes, colorados são derrotados pelo rival Goiás
Para atingir os 64 pontos, o Vila Nova – hoje com 52 – precisa de 100% de aproveitamento nas quatro rodadas que restam. O próximo adversário é nada mais, nada menos que o Santos, líder do campeonato e que já pode confirmar o acesso caso derrote o Tigrão na Vila Viva Sorte e o Ceará não vença o Avaí.
Depois, os colorados recebem a Ponte Preta e o Ituano, que brigam contra a queda. Na última rodada, o adversário é o Paysandu, em Belém. Hoje, o Papão também tenta fugir do descenso para a Série C.
Num cenário complicado, os matemáticos da UFMG dão ao Vila Nova apenas 9% de chance de acesso. Os clubes com maiores possibilidades, evidentemente, são Santos (99,1%), Sport (91,9%), Mirassol (90,5%) e Novorizontino (78%). Fora do G-4, o Ceará tem apenas 23%.