5.6 C
New York
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
InícioBlogsNa memóriaVila Nova não joga a Série A desde 1985; time quer acesso...

Vila Nova não joga a Série A desde 1985; time quer acesso inédito nos pontos corridos

Os torcedores mais jovens nunca viram o Vila Nova disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Contudo, o Tigre já frequentou a elite em oito ocasiões diferentes, todas no século passado. Como os formatos eram diferentes, o time goiano ainda busca pelo acesso inédito no atual sistema de pontos corridos.

Mais do Tigrão
Para vencer em Natal, Vila Nova terá de quebrar jejum de uma década
Vila Nova terá desfalque de peso no duelo do acesso contra o ABC

Neste ano, o Vila Nova acumulou a 24ª participação no Brasileirão Série B, sendo o terceiro clube que mais jogou a competição, ao lado de América-MG, Criciúma e Londrina. Os planos no ano que vem são de ficar para trás nesta marca, para assim voltar a disputar a Série A após um período de quase 40 anos.

- Anúncio -

O histórico do Vila Nova na Série A

Ao longo da história, o Vila Nova participou da Série A em oito edições: 1963 (sendo o primeiro goiano a conseguir tal feito, na Taça Brasil), 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1983 e 1985.

O formato do Campeonato Brasileiro variou bastante naquela época, com frequentes mudanças de nome e chegando até mesmo a um total de 94 clubes participantes em 1979.

Em 1979, inclusive, o Vila Nova fez a sua melhor participação em uma edição da Série A. Naquela ocasião, terminou em 2º lugar no Grupo H, à frente de clubes como Goiás, Atlético-MG, Ceará e Bahia. Na segunda fase, porém, o Tigre ficou em 4º em uma chave que classificava apenas os dois melhores. No geral, a equipe terminou em 21º lugar.

De qualquer forma, após a edição de 1985, o Vila nunca mais chegou à elite do Brasileirão. O sistema de pontos corridos da Série B surgiu apenas em 2006. Portanto, o Tigre busca o acesso inédito nesses moldes. Para depender somente de si, basta vencer o lanterna e rebaixado ABC no próximo final de semana.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P