O Vila Nova Futebol Clube oficializou uma parceria com o Oita Trinita, equipe que disputa a J.League 2, a 2ª divisão do futebol japonês. O acordo marca um passo importante na internacionalização da marca do clube goiano e tem como principal foco o desenvolvimento conjunto de atletas e profissionais de ambas equipes.
Conforme divulgado pelo Tigre, a colaboração prevê intercâmbio de jogadores e membros da comissão técnica, troca de metodologias e conhecimento sobre formação de atletas, ações de scouting e a abertura de portas para o mercado asiático. Além disso, a iniciativa também visa estreitar os laços culturais e esportivos entre Brasil e Japão, fortalecendo a base do clube colorado.
Mais do Tigrão:
Luizinho comemora entrada no G-4 e elogia Pajé, cria do Vila: “garoto em franca evolução”!
Lateral direito tem proposta da Indonésia e pode deixar o Vila Nova!
“Esta parceria permitirá que jogadores brasileiros tenham uma porta de entrada no Japão e que atletas japoneses possam vir treinar e se desenvolver em nosso time. Esperamos que, através deste intercâmbio, muitos frutos sejam colhidos na formação de jogadores para ambos os países”, afirmou o presidente Hugo Jorge Bravo.
O projeto internacional foca inicialmente em quatro frentes. São elas: intercâmbio de atletas e técnicos, expansão da rede internacional de contatos, colaboração em processos de captação e avaliação de talentos e transferência de know-how sobre formação de jogadores de alto rendimento.
Ademais, a expectativa do clube é que as primeiras ações práticas da parceria comecem a ser implementadas ainda em 2025.
A escolha pelo Oita Trinita
Todavia, a tradição do Oita Trinita no trabalho de base no japonês foi preponderante para a parceria. Fundado em 1994 e sediado na cidade de Oita, o clube manda seus jogos no Resonac Dome Oita, estádio com capacidade para 40 mil torcedores.
Apesar de estar na segunda divisão, o Trinita já teve passagens pela elite japonesa e é reconhecido pela organização de sua estrutura esportiva. Em sua história, por fim, o clube acumula títulos da 2ª e 3ª divisão do país, além do troféu da Copa Yamazaki Nabisco.