O Brasileirão de Aspirantes está em sua quarta edição e, pela terceira consecutiva, o futebol goiano tem um representante. Em 2018, Goiás e Atlético-GO participaram e não avançaram da 1ª fase. Já em 2019, apenas o time esmeraldino participou e caiu na 2ª fase do torneio.
Em 2020, o Vila Nova recebeu o convite da CBF, em cima da hora, montou uma equipe formada em sua maioria por jogadores do time sub-20, mas que conta com alguns atletas que não estavam sendo aproveitados no elenco principal.
Mais do Tigrão:
-> Confira a data e horário dos confrontos do Vila Nova na Semifinal do Aspirantes
-> Confira um Raio-X do Brusque, próximo adversário do Vila Nova na Série C
O Tigrão como se diz em Minas Gerais, “veio comendo pelas beiradas” e fez história ao se tornar o primeiro time goiano a avançar à semifinal do Brasileiro de Aspirantes, de quebra, com o direito de decidir a vaga para a final jogando em casa. Em entrevista especial ao Esporte Goiano, o goleiro Clériston e o meia João Pedro comentaram acerca da campanha colorada, até o momento, na competição.
O regulamento do Brasileirão de Aspirantes – como consta no Art. 5º – permite que o clube utilize até quatro atletas com idade superior a 23 anos em cada partida.
O goleiro Clériston, de 28 anos, que está no Vila Nova desde a temporada de 2019, quando chegou ao clube para brigar pela posição na equipe principal e só atuou em duas oportunidades, pôde ser utilizado na equipe de aspirantes e já guardou as redes em seis partidas.
“Sentimento bom e muito gostoso em saber que não estou escrevendo só o meu nome na história do Vila Nova, mas escrevendo o nome do Vila Nova no cenário do futebol nacional. Uma competição na qual a nossa equipe entrou por muitos desacreditada não pela torcida e diretoria, mas por pessoas extracampo e que não acompanham o nosso trabalho. Hoje, estamos fazendo história e fico feliz por isso”, declarou.
O arqueiro colorado que esteve em campo em duas partidas da fase inicial (empates sem gols contra Santa Cruz e Juventude) e em quatro dos seis duelos da segunda fase, apontou a partida contra o Ceará como a mais emocionante na campanha do Vila Nova.
“Eu escolho o jogo contra o Ceará, porque foi uma partida que deu uma vida a mais para a gente contra o Avaí e selar a classificação para a semifinal. Sem falar da maneira como foi a partida, com o gol nos últimos minutos, pois nossa equipe não desistiu em nenhum momento, jogando dentro de casa, fomos para cima e conquistou a vitória. Então, o jogo contra o Ceará no OBA foi a partida mais importante”.
De acordo com Clériston, o Vila Nova chega preparado para a disputa das semifinais do Brasileiro de Aspirantes, pois já demonstrou a sua força nas demais fases da competição e almeja voos mais altos.
“O trabalho vai continuar sendo feito da melhor maneira possível, pois vamos em busca desse título. Claro, que temos uma grande equipe pela frente que é o Fluminense na semifinal. Mas, com a força dos jogadores e da comissão técnica, o Vila Nova terá um time aguerrido em busca do título da competição”, afirmou.
Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!
O meia João Pedro, de 22 anos, que está no Vila Nova desde a temporada de 2017, quando chegou ao clube vindo do Internacional para fazer parte do time sub-20, comentou acerca do momento que está vivendo com a camisa do Tigrão.
“Com a campanha que estamos fazendo no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com certeza estamos fazendo história com a camisa do Vila Nova. Particularmente, estou muito feliz por ter chegado à semifinal do Aspirantes e acho que temos de continuar nesse ritmo, pois se Deus quiser vamos conquistar o título da competição”.
O camisa 10 esteve em campo em todas as partidas disputadas pelo Vila Nova e é um dos artilheiros colorados no Brasileiro de Aspirantes com quatro gols marcados, elegeu o jogo contra o Avaí como o mais marcante na campanha colorada.
“A partida mais marcante foi a última diante do Avaí, lá na Ressacada, pois chegamos com total condição de classificar e brigamos até o último minuto sempre pensando em alcançar a vaga para a semifinal”, disse.
Para João Pedro, o Vila Nova chega muito forte para a disputa da semifinal diante do Fluminense, pela trajetória da equipe e pelas atuações que tiveram no decorrer do campeonato.