Na noite desta sexta (28), a partir das 20h, o Vila Nova enfrenta o Opérario-MT no OBA, pela estreia da Copa Verde. Será a quinta vez em que os times se encontrarão na história, com um retrospecto amplamente favorável ao Tigre. Nas quatro oportunidades anteriores, os goianos ganharam todas as partidas.
Mais do Tigrão
Saiba mais sobre o confronto pela Copa Verde
Vila provoca Goiás após eliminação no torneio
De acordo com o Futebol de Goyaz, a primeira vez em que Vila Nova e Operário-MT duelaram foi em 5 de janeiro de 1972. O amistoso entre as equipes foi disputado no modesto Estádio Dutrinha, e o placar terminou em 2×0 a favor do Tigre.
Na década seguinte, em 30 de janeiro de 1982, os times mediram forças pelo Brasileirão Série B. O duelo aconteceu no Estádio Verdão, demolido em 2010 para dar lugar à Arena Pantanal. Naquela ocasião, o Vila ganhou por 1×0.
Em seguida, os clubes se viram novamente frente a frente em dois momentos da Copa Centro-Oeste, em abril de 1999. Em partidas de ida e volta, o Vila Nova venceu a primeira por 2×1, no antigo Estádio Verdão, e goleou na segunda por 5×0, no Serra Dourada.
Com isso, o retrospecto aponta dez gols a favor do Vila Nova e um contra, com 100% de aproveitamento diante do Operário-MT. Resta saber se essa marca se manterá no Onésio Brasileiro Alvarenga.