A noite desta terça-feira foi de tristeza e lamentação para os colorados. Em partida que abriu a 28ª rodada, o Vila Nova acabou derrotado pelo Ceará por 2 x 0, no Castelão. Élton e Magno Alves garantiram o triunfo para o time da casa, que ultrapassa a equipe goiana na tabela de classificação.
Presente no G-4 em 21 rodadas, o Tigrão deixou o grupo dos quatro melhores. Com 46 pontos, o clube caiu para o quinto lugar. Com o triunfo, o Vozão assume a vice-liderança, com 48 pontos.
O Vila volta a campo às 16h30 de sábado, 14, quando disputa o clássico contra o Goiás, no Serra Dourada. No mesmo dia, a partir das 19h, o Ceará duela com o Oeste, na Arena Barueri.
Domínio alvinegro
A primeira etapa foi dominada pelo Ceará. O Vila manteve sua já tradicional postura defensiva, apesar de adotar uma marcação um pouco mais adiantada na saída de bola adversária. Aos poucos, o clube alvinegro passou a usar as jogadas pelas pontas, principalmente o lado esquerdo de ataque. Maguinho e Mateus Anderson eram, seguidamente, batidos nas disputas com Lima, Ricardinho e Romário.
Aos 14, Luís Carlos espalmou chute de Lima e, no rebote, Leandro Carvalho, com o gol aberto, bateu para fora. Aos 20, o goleiro colorado voltou a se destacar, pegando cabeçada de Élton. Ricardinho, aos 24, também arriscou, mas mandou sobre a meta.
O domínio se transformou em vantagem no placar aos 29 minutos, quando Lima aproveitou lançamento para a área e, de cabeça, ajeitou para trás. Da entrada da área, Élton acertou um belo chute no canto: 1 x 0. Depois de sair perdendo, o Tigre conseguiu mostrar mais tranquilidade no campo de ataque e ficar mais com a bola. Apesar disso, não conseguiu levar perigo aos mandantes.
Pressão colorada
O Tigrão teve uma postura bem diferente no segundo tempo, mantendo a bola no campo de ataque. Aos 10, Tiago Adan recebeu na entrada da área, girou e chutou forte, parando em boa defesa de Éverson. Com o domínio colorado, o Ceará apostou nas bolas paradas para chegar na área goiana. E foi assim que, aos 17, quando Pedro Ken pegou sobra e acertou um chutaço de canhota, carimbando o travessão.
Aos 36 minutos, Geovane bateu forte, Éverson fez grande defesa e, no rebote, Alan Mineiro chutou forte e a bola desviou na zaga alvinegra, parando nas mãos do goleiro em seguida. A pressão alvirrubra seguiu, com boa participação de Moisés pela ponta direita. Aos 42, Tiago Adan fez papel de pivô e rolou para Maguinho, que invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro. A bola passou na frente da pequena área e, por muito pouco, Alemão não conseguiu completar.
Golpe final do Vozão
Precisando do empate, o Vila seguia atacando e o sistema defensivo ficou bastante exposto. Melhor para o Vozão, que suportou a pressão e ainda teve força para confirmar a vitória com mais um gol. Aos 43, Leandro Carvalho arrancou pela esquerda e bateu por cima. Aos 46, Magno Alves dominou com liberdade na entrada da área, tabelou com Lelê e bateu forte cruzado: 2 x 0.
Ficha técnica:
Ceará 2 x 0 Vila Nova
28ª rodada da Série B 2017
Data: 03/10/2017
Horário: 19h15
Local: Castelão, em Fortaleza
Público pagante: 18.380 (710 não pagantes)
Público total: 19.090
Renda: R$ 288.319,00