No próximo domingo (25), a partir das 15h10, começa oficialmente a primeira etapa da Stock Car de 2021 no Autódromo Internacional de Goiânia. Entre os 30 pilotos do grid, está Tony Kanaan, um dos maiores nomes do automobilismo nacional e que fará a sua estreia como corredor principal na modalidade. Para ele, a expectativa é grande em disputar a categoria.
Mais da velocidade
Veja as novidades da Stock para a temporada
Conheça todos os pilotos da Stock Car 2021
Tony Kanaan iniciou sua carreira automobilística logo na infância, competindo no kart. Participou de diversos torneios enquanto adolescente e jovem adulto, como a Fórmula Ford e a Fórmula Chevrolet, até chegar à Fórmula 3.
Entre os seus mais notáveis resultados, destacam-se os títulos da Indy Lights em 1997 e a Fórmula Indy de 2004, tendo sido vice-campeão na temporada seguinte. Além disso, Tony Kanaan ganhou as 500 Milhas de Granja Viana em oito oportunidades, vencendo também as 500 Milhas de Indianápolis em 2013.
Na Stock Car, o piloto de Salvador participou apenas como convidado especial. Em 2012, ele correu as duas últimas etapas, em Brasília e em Interlagos, respectivamente. Agora, ele chega para disputar todas as corridas de uma temporada da categoria, e a expectativa é alta.
“Os melhores pilotos do Brasil, que poderiam correr em qualquer categoria do mundo. O atrativo é a categoria ser extremamente competitiva, os carros muito iguais e a chance que a gente tem de ganhar também. É uma das corridas que eu sempre assisti. Se olhar os dez primeiros, teve corrida que o Ricardinho (Ricardo Maurício, atual campeão) não conseguiu largar entre os 20 primeiros no ano passado. Isso mostra o nível de competitividade da categoria. O atrativo é saber que eu tenho um carro competitivo e que eu posso ganhar em uma categoria de qualidade. Com os nomes que estão aí, se juntar Felipe Massa, Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e eu, acho que podemos falar que, desde a época da morte do Ayrton (Senna), fomos os que trouxemos as maiores alegrias para o Brasil. Ter a oportunidade de correr contra eles é super atrativo”, analisou.
O piloto de 46 anos não corre em Goiânia há cerca de 30 anos. Por isso, Tony Kanaan se mostrou cauteloso para a estreia da Stock de 2021. “Eu não sei o que esperar. Não tive a chance de sentar no meu carro. […] A expectativa é grande, acho que ninguém, nem eu e nem o Felipe (Massa), espera entrar e não fazer direito. É um grid de 30 carros, com os talentos que tem. Não sei o que esperar. Não sei o quanto (a cidade) é quente, não lembro o quanto é quente. A adaptação vai ter de ser a mais rápida possível. Tem pistas que eu nem conheço, Goiânia a última vez que eu andei foi em 1991. Goiânia é uma pista que tem uma área de escape muito grande, por isso que todos nós começamos lá”, comentou.
A Stock Car de 2021 não é a única competição que Tony Kanaan disputará na temporada. O baiano também competirá em quatro provas da Indy, além da Superstar Racing Experience, categoria fundada por Tony Stewart.
Assim, o brasileiro alternará corridas entre seu país natal e os Estados Unidos, mas isso não deve afetar a experiência. “Eu tive uma sorte imensa de que as quatro corridas dos ovais não vão coincidir com nenhuma da Stock Car, então vou conseguir fazer o campeonato inteiro”, confirmou.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.