Adversário do Goiás nesta terça-feira (11), na estreia esmeraldina pela Copa Sul-Americana, o Club Sol de América, fundado em 22 de março de 1909, é bicampeão nacional (1986 e 1991) e disputou seis vezes a Libertadores (a última em 1992), mas atualmente não figura entre as principais forças do futebol paraguaio.
O clube que é chamado pelas alcunhas de O Dançarino ou Os Dragões Azuis, em alusão a cor do seu uniforme, já foi eliminado da Sul-Americana por times brasileiros. Em 2019, caiu para o Botafogo após derrota por 1 a 0 em casa e goleada de 4 a 0 no Rio de Janeiro. Já em 2017, perdeu da Ponte Preta por 1 a 0, em Campinas, e 3 a 1, em Assunção.
Mais do Verdão:
Sem Sandro, Goiás define relacionados para estreia na Sul-Americana
Goiás inicia demolição de arquibancada para nova etapa de reforma da Serrinha
No ano de 2020, o Sol de América irá disputar pela quinta vez consecutiva a Copa Sul-Americana. Em sua primeira participação no torneio, na temporada de 2016, os Dançarinos fizeram sua melhor campanha ao serem eliminados nas oitavas de final pelo Atlético Nacional, da Colômbia.
Os Dragões Azuis conquistaram a vaga para a Copa Sul-Americana, após terminarem o Campeonato Paraguaio de 2019, na 5ª colocação com 16 vitórias, 9 empates e 18 derrotas em 43 jogos disputados.
Treinador conhecido
O Sol de América é comandado pelo argentino Luis Islas, 54 anos, campeão mundial como jogador e ex-auxiliar de Diego Maradona.
PALABRA DE DT⚽☀🔵
Luis Islas cuenta sus sensaciones como entrenador del Club Sol de América.#SolSomosTodos#FuerzaSol pic.twitter.com/uBw0H8QR2Y
— Club Sol de América (@SoldeAmericapy) February 3, 2020
Nos tempos de atleta, Islas foi goleiro. Como reserva, ele fez parte do elenco campeão mundial com a Argentina na Copa de 1986, no México, e depois disputou quatro jogos como titular da seleção albiceleste na Copa de 1994, nos Estados Unidos.
Já como treinador, Luis Islas comandou: os times argentinos Almagro, Central Norte, Racing de Córdoba e Deportivo Español, além do Aurora, da Bolívia. Por último, esteve no Dorados, do México, como auxiliar técnico de Maradona, nas temporadas de 2018 e 2019.
Estádio
O Sol de América manda seus jogos no estádio Luis Alfonso Giagni, com capacidade para 11 mil torcedores e localizado em Villa Elisa, região metropolitana de Assunção. A sede e o centro de treinamento do Dançarino ficam no bairro Obrero, onde o clube foi fundado.
Time Base: Víctor Centurión; Iván Villalba, Federico Acuña, Milciades Portillo e Facundo Cobos; Iván Cazal, Aldo Vera, Hernán Novick e Tomás Rojas; Matías Pardo e Nildo Viera.