5.6 C
New York
quinta-feira, maio 2, 2024
InícioMais EsportesAquáticosSete cidades goianas terão núcleos de esportes paralímpicos

Sete cidades goianas terão núcleos de esportes paralímpicos

Sete cidade de Goiás foram selecionadas pelo governo estadual para receber novos núcleos de estímulo ao paradesporto. Os municípios contemplados são Inhumas, Cidade Ocidental, Silvânia, Itapaci, Rio Verde, Catalão e Valparaíso de Goiás.


A primeira etapa de ações do Núcleo de Iniciação ao Esporte Paralímpico de Goiás (NIESPGO) começou com cursos de capacitação e formação para professores. Profissionais da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que trabalham no Centro de Referência Paralímpico de Goiás, ministraram os cursos de capacitação em Inhumas e Cidade Ocidental.

Mais do paradesporto
Veja as cidades que receberão o Festival Paralímpico

- Anúncio -

Professores de educação física aprovados no processo seletivo do projeto foram convocados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Durante os encontros, foram abordados conceitos e metodologias do ensino de modalidades paralímpicas para crianças e adolescentes, como atletismo, bocha e vôlei sentado. As aulas serão iniciadas no segundo semestre.

Outras modalidades estão no programa do projeto, como tênis de mesa, futebol de cegos, parabadminton, natação, goalball e basquete em cadeira de rodas. Cada município receberá três esportes, conforme a procura e o perfil dos atletas da região. Além disso, os núcleos irão atender crianças sem deficiência, com o objetivo de difundir e propagar o paradesporto para toda a sociedade, além de proporcionar uma visão inclusiva pelo esporte.

Após a capacitação dos professores, a segunda fase da implantação do NIESPGO será a montagem da estrutura com materiais esportivos e a triagem para a captação de alunos junto às escolas. A previsão é que as aulas comecem a ser oferecidas no segundo semestre. 

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P