5.6 C
New York
quinta-feira, maio 2, 2024
InícioMais EsportesLutasRicardo Favorito chega ao 8º DAN e fica próximo do nível mais...

Ricardo Favorito chega ao 8º DAN e fica próximo do nível mais alto do taekwondo

O presidente da Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD), Ricardo Favorito, conquistou a graduação de 8º DAN, a segunda mais alta na modalidade. Ele fez o exame no Rio de Janeiro, no último sábado (11).


Para obter o título, Favorito também precisou entregar uma tese aos avaliadores. Ele se torna o segundo 8º DAN de Goiás, ao lado do Grão-Mestre Vanderly. O estado também teve Grão-Mestre Sobrinho, que se mudou para Minas Gerais por questões de saúde.

Mais das lutas
Goiás conquistou mais de 30 medalhas no Grand Slam; veja

- Anúncio -

Agora, a mira do presidente da FGTKD está no 9º DAN, nível de graduação mais alto entre atletas do taekwondo. Para chegar lá, ele precisa de oito anos como 8º DAN e ter, no mínimo, 55 anos de idade.

Na prática, Favorito poderia obter o título aos 59 anos e, talvez, ir até a Coreia do Sul. “Precisamos ver se até lá haverá 9º DANs credenciados pela Kukkiwon (órgão responsável pelas graduações internacionais no mundo). Ou teremos que ir à Coreia para realizar a avaliação nesta graduação, a última no Taekwondo”, disse.

O atleta garantiu que fará a avaliação assim que possível. “É o sonho de qualquer profissional ou artista marcial chegar no último nível”, completou.

A banca teve os grão-mestres Yong Mim Kim (9° Dan), José Celestino de Oliveira Sobrinho (8° Dan), Alberto Maciel Júnior (7° Dan e presidente da CBTKD), Rivanaldo de Freitas (7° Dan e vice-presidente da CBTKD) e mestre Allan Fábio Siqueira (presidente da Federação Catarinense de Taekwondo).

Favorito é natural de Pires do Rio, onde tem academia de artes marciais e é professor no projeto Construindo Campeões de Taekwondo, do governo de Goiás.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P