Quatro equipes goianas vão disputar a Série D em 2025, são elas: Aparecidense, Goianésia, Goiânia e Goiatuba. Apesar de uma boa campanha no estadual de 2024, que garantiu a vaga no campeonato nacional, o bom desempenho não se repetiu neste ano e os quatro times ocupam as últimas quatro posições da tabela.
O Goiatuba, que só venceu uma partida no estadual, é o lanterna da competição, em 12º lugar; acima dele, em 11º, se encontra o Goiânia, dono da pior defesa do Goianão. O Goianésia, após a vitória desta quinta-feira (13) sobre o Galo Carijó, saiu da zona de rebaixamento e está na 10ª colocação, com 9 pontos; a mesma pontuação da Aparecidense, que não vence há seis jogos.
Mais do futebol goiano:
Confira a tabela atualizada do Goianão
Pontuação de permanência pode ser mais alto neste Goianão
O estadual dá três vagas para a última divisão nacional, e foram ocupadas inicialmente por Anápolis, Goiatuba e Goiânia; entretanto, o Galo da Comarca já disputava a série D e conseguiu o acesso para a Série C disponibilizando a vaga via estadual para o Azulão do Vale. Já o Camaleão, se juntou às outras três equipes goianas ao ser rebaixado da terceira divisão nacional.
Em 2024, dois dos três representantes goianos na Série D também brigaram contra o rebaixamento. Crac e Iporá jogaram o campeonato nacional na última temporada e fizeram campanhas ruins no estadual, com o Iporá sendo inclusive rebaixado como lanterna da competição. Já o Leão do Sul se salvou na última rodada, quando venceu o Morrinhos por 2 a 1 na Arena Rifertil.