O Goiânia Rednecks anunciou na segunda-feira (25) a contratação do quarterback (QB) Jacob Wright, ex-Stuttgart Surge, que chegaria para a reforçar a Taça Cairo Santos em novembro. Porém, a equipe desistiu. A vinda do jogador ao país seria à custo zero, mas a publicação sobre sua chegada teve os comentários silenciados e excluídos em seguida.
Mais Futebol Americano
– Goiânia Rednecks anuncia Isaiah Piérre como reforço para 2021
– Goiânia Rednecks anuncia alteta dos Estados Unidos como reforço para 2021
Por meio de publicação no Instagram, o time informou que o atleta deixou a European Football League (EFL) por “circunstâncias imprevistas”. No entanto, o gerente geral do Stuttgart Surge publicado no portal American Football International aponta que o QB foi banido da EFL por insultos racistas após derrota para o Frankfurt Galaxy por 42 x 20.
“Nós levamos algum tempo depois do jogo de domingo para lidar com calma com o incidente e falar com todos os envolvidos. No Stuttgart Surge não há espaço para nenhuma forma de racismo. Jacob Wright permitiu a si mesmo proferir insultos que não serão tolerados”, diz a nota.
Jacob chegaria ao Brasil a pedido de Brayden McCombs, o qual foi anunciado ainda em fevereiro pelo clube caipira. De acordo com o editor do portal FABR Network, Haim Diggs, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) se articulava para banir Wright de jogar no país. Sua atuação ficaria restrita apenas ao Candango, que também foi vetada.
O que aconteceu foi o seguinte. Em junho, o Stuttgart Surge (time de Jacob) perdeu por 42×20 para o Frankfurt Galaxy. Durante o jogo, houve uma trash talk entre o QB e um LB adversário, que era negro. Jacob teria chamado o atleta de “black pussy” (deem um google translate 👀)…
— Haim Diggs Ferreira (@FerreiraHaim) October 26, 2021
O anúncio de Jacob teve repercussão negativa entre as equipes e páginas de futebol americano do país, a Federação de Futebol Americano do Cerrado (FeFAC) e Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
Até o fechamento desta edição, tanto o Rednecks como Brayden McCombs não se pronunciaram sobre o assunto.