A equipe BTZ confirmou o favoritismo e conquistou a sua quarta vitória consecutiva em Goiânia. Nesta sexta-feira (22), o trio formado pelos pilotos Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla venceu a prova válida pela quarta etapa da temporada 2023 do Império Endurance Brasil e ampliou ainda mais a invencibilidade do protótipo Ligier #117 no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
“Nosso carro sofre menos com o desgaste e soubemos dosar nossa tocada para conseguir ter um carro mais agressivo na segunda metade da corrida. Todos estão de parabéns. De fato Goiânia virou nossa casa e agora temos que trabalhar para a corrida de amanhã, porque queremos repetir a dose. Estamos animados confiantes”, afirmou Guilherme Bottura.
Mais do automobilismo
Prova em Rio Verde tem recorde de inscrições
Junto com Gaetano Di Mauro, Bottura ampliou ainda mais a vantagem na liderança do campeonato. A quarta vitória em Goiânia, segunda no campeonato, entretanto, teve um sabor ainda mais especial. Esta foi a primeira vez que o trio da BTZ enfrentou outros protótipos franceses na pista.
Até então, nas outras três provas vencidas no Centro Oeste, eles aceleravam a única Ligier do grid. Na sexta tiveram de brigar com Xandinho Negrão e Marcos Gomes, da A. Mattheis, até o último stint para alcançar o degrau mais alto do pódio.
Na classe GT3, o Porsche da equipe Stuttgart comandado por Marcel Visconde, Marçal Muller e Ricardo Maurício surpreendeu as favoritas Mclaren e BMW e garantiu a segunda vitória consecutiva no campeonato, ampliando a liderança.
Já na GT4, foi a Mercedes que cruzou a linha de chegada na frente, com o trio formado por Marco Pisani, Renan Guerra e André Moraes Jr – o último se uniu à dupla campeã do ano passado após a quebra do seu Ford Mustang ainda nos treinos livres.
Neste sábado (23), os carros voltam para a pista para a segunda prova do final de semana, agora válida pela quinta etapa do campeonato. Assim como na sexta-feira, a disputa também terá três horas de duração. A largada está marcada para as 14h.
GERAL
1 – G. Bottura / G. Di Mauro / G. Kiryla (Ligier)
2 – X. Negrão / M. Gomes (Ligier)
3 – Padron / F. Ohashi / A. Gama (Sigma)
4 – D. Muffato / P. Queirolo (AJR)
5 – M. Visconde / M. Muller / R. Maurício (Porsche)
CLASSE P1
1 – G. Bottura / G. Di Mauro / G. Kiryla (Ligier)
2 – X. Negrão / M. Gomes (Ligier)
3 – Padron / F. Ohashi / A. Gama (Sigma)
4 – D. Muffato / P. Queirolo (AJR)
5 – H. Assunção / F. Fortes (AJR)
CLASSE GT3
1 – M. Visconde / M. Muller / R. Maurício (Porsche)
2 – R. Baptista / C. Bueno (Mercedes)
3 – A. Auler / G. Salas (Mercedes)
4 – M. Hahn / A. Khodair (McLaren)
5 – L. Sanchez / A. Abreu (BMW)
CLASSE GT4
1 – M. Pisani / R. Guerra / A. Moraes (Mercedes)
2 – J. Quartiero / D. Dirani (Porsche)
3 – L. Landi / T. Filho / M. Muller (Porsche)
4 – H. Visconde / M. Tulio / F. Steyer (BMW)